Ranking de Veículos em Emissões de CO2 por km rodado

Estudo tem como objetivo alertar as autoridades brasileiras, as montadoras de automóveis e o público em geral sobre a necessidade de conscientização e regulação das emissões de gases de efeito estufa (GEE) por veículos

Capa do trabalho

Capa do trabalho

créditos: Reprodução

Autor: Personal CO2 Zero.com

Assunto: Relatórios

Abrangência: Brasil

Ano: 2012


Foram levantados todos os modelos de veículos automotores em circulação no Brasil e as suas emissões em gramas por quilômetro rodado (gCO2/km), tendo como base os dados já disponibilizados pelo IBAMA (e disponíveis no site do Instituto: http://servicos.ibama.gov.br/ctf/publico/sel_marca_modelo_rvep.php).

Somente os valores referentes a emissões de CO2 foram considerados e os automóveis foram agrupados por cilindrada, para facilitar o entendimento e comparação dos dados.

A emissão de GEE está diretamente ligada ao consumo de combustível do automóvel, sendo que aquele que é mais eficiente (que percorre maior quilometragem por litro de combustível) possui um menor volume de emissões de CO2. Sendo assim, analisar o tipo de combustível utilizado também é fundamental. Foi descontada a parcela de etanol dos combustíveis em 17,7% para gasolina (E22) e 100% para álcool hidratado (E100).

No caso dos veículos flex, foi calculada a média entre a emissão com gasolina e com álcool hidratado. Esta forma de cálculo favorece substancialmente aos veículos flex, uma vez que suas emissões são reduzidas em aproximadamente 50% pois o combustível álcool hidratado é considerado como emissão zero.

Arquivos
Download
Ranking de Veículos em Emissões de CO2 por km
Estudo de caráter informativo, tem como objetivo alertar as autoridades brasileiras, montadoras e o público em geral sobre a necessidade de regulação das emissões de gases de efeito estufa (GEE) por veículos

Outros Estudos

Ver todos os estudos

  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário