Impacto social do uso da bicicleta em Salvador

A pesquisa "Impacto social do uso da bicicleta em Salvador", conduzida em 2023 pelo Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), com patrocínio do banco Itaú, verificou as condições de deslocamento dos soteropolitanos, e mediu os impactos individuais e sociais do uso da bicicleta no meio ambiente, na saúde e na economia.

Impacto social do uso da bicicleta em Salvador

Impacto social do uso da bicicleta em Salvador

Autor: Victor Callil/Juliana Shiraishi/Gabriela Trindade

Assunto: Estudos e Pesquisas

Abrangência: Regional

Ano: 2023

 

Os resultados da pesquisa mostram que a bicicleta está presente em 1,1% das viagens realizadas cotidianamente em Salvador e que, ao longo dos sete dias da semana, 2% da população utiliza a bicicleta como meio de transporte.

 

O uso da bicicleta não impacta apenas a sensação de bem-estar nos deslocamentos, mas também traz ganhos ao meio ambiente. Se a parcela da população de Salvador que mais utiliza veículos motorizados individuais (como o uso de automóvel como passageiro ou motorista, táxi/app ou moto) e ônibus utilizasse a bicicleta em todos os trajetos de até 8 km, a cidade teria uma redução de 37% na emissão de CO2.

 

Verificou-se que os ciclistas são mais ativos fisicamente do que o restante da população da capital baiana, e se todos passassem a ter o mesmo padrão de atividade física que o dos ciclistas, haveria uma economia de até 14% dos custos do Sistema Único de Saúde municipal com internações ocasionadas por doenças do aparelho circulatório e diabetes. Isso equivale a uma economia de R$ 19,4 milhões de reais por ano.

 

Economicamente, uma troca para a bicicleta favoreceria principalmente os cidadãos da classe C, que reduziriam seus gastos com transporte de 13% para 7% da renda pessoal (economia média de R$ 90/mês), com ganhos de tempo nos trajetos significativos. 

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Impacto social do uso da bicicleta em Salvador
Pesquisa do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) e Itaú verificou as condições de deslocamento dos soteropolitanos, e mediu os impactos individuais e sociais do uso da bicicleta no meio ambiente, na saúde e na economia.

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