Em 10 anos frota de veículos em Manaus pode ultrapassar um milhão

Em nove meses, entraram em circulação 19 mil novos veículos, entre carros, motocicletas, picapes e caminhões, segundo dados do Detran-AM

Notícias
 

Fonte: A Crítica  |  Autor: Isabelle Valois  |  Postado em: 19 de outubro de 2016

Frota atual de Manaus é de mais de 706 mil (Detran

Frota atual de Manaus é de mais de 706 mil (Detran AM)

créditos: Euzivaldo Queiroz/ A Crítica

 

Em nove meses, a frota de Manaus “recebeu” 19 mil novos veículos, entre carros, motocicletas, picapes e caminhões, de acordo com dados do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM). Com uma média de 2 mil veículos emplacados a cada mês, a capital amazonense pode chegar à frota de 1 milhão de veículos nos próximos dez anos -  hoje são mais de 706 mil.

 

Para quem convive diariamente com os congestionamentos, imaginar uma frota de um milhão de veículos nas ruas da capital é quase uma tortura. Mas segundo o doutor em Engenharia de Transporte Geraldo Alves de Souza, se comparado ao crescimento da frota em anos anteriores, esse número - como reflexo da crise econômica - é até baixo.

 

Mesmo assim, ele alerta que é preciso investir em políticas públicas de mobilidade voltadas ao grande público, sob o risco de a cidade “travar” e, com ela, a vida dos seus cidadãos, que terão que mudar hábitos e, inevitavelmente, passarão mais tempo no trabalho, na  escola, universidade e, claro, no trânsito. 

 

“Este é o meio que a população adota para encarar o problema. Há anos, a população recebe um estímulo na compra de automóveis, um dos suportes da economia brasileira (a indústria automobilística). E esse é um dos problemas que originam essa situação”, detalhou.

 

Para ele, o estado brasileiro é ruim na prestação de serviço de transporte público para o cidadão e agrava essa falha com a política de incentivo fiscal à aquisição do carro próprio, o que complica ainda mais o problema da mobilidade nas grandes cidades do país.

 

“Por outro lado, este mesmo estado, nas três diferentes esferas – nacional, estadual e municipal – não possui uma priorização ao transporte público. Depois de muito tempo, em 2012 decidiu-se promulgar a lei de mobilidade urbana, onde se instituiu a política nacional de mobilidade urbana e tornou-se obrigatório que os municípios elaborem os planos e a política municipal de mobilidade, baseada sempre no de transporte público coletivo. Isso é obrigação em todos os municípios com mais de 20 mil habitantes”, explicou.

 

Ainda segundo Geraldo Alves, a solução para o caos do trânsito de Manaus - e o temido agravamento do problema, uma tendência anunciada por outros especialistas em mobilidade - passa, também, por mecanismos mais eficazes de fiscalização e campanhas educativas, visando a redução da imprudência e também dos acidentes.

 

Em um ano, 24 mil

De acordo com o levantamento do Departamento de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), por mês são emplacados uma média de 2 mil veículos na capital, ou seja, 24 mil novos veículos por ano. Com essa média, nos próximos dez anos a capital pode chegar à frota de 1 milhão de veículos, alertou Geraldo Alves. “Mas essa estimativa pode ser alterada por uma mudança de comportamento e a própria crise financeira”, lembrou.

 

Leia também:

'Manôbike' começa a funcionar a partir desta quinta (29) em Manaus 

"Só escravidão supera moto em destruição social" 

Terminal de ônibus em Manaus concentra calor e poluição 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário