Com BRT lotado, Bogotá agora deve investir em Metrô elevado

Na capital colombiana, projeto do metrô prevê estações anexas às paradas do BRT Transmilênio. Obras devem iniciar em 2018 e entrar em operação por volta de 2022

Notícias
 

Fonte: Via Trolebus  |  Autor: Renato Lobo  |  Postado em: 27 de outubro de 2016

Projeção artística da primeira linha de metrô de B

Projeção artística da primeira linha de metrô de Bogotá

créditos: Prefeitura de Bogotá

 

O Metrô de Bogotá é alvo de discussões e estudos desde 1950. Naquele momento no entanto o então prefeito Fernando Mazuera teve a “brilhante” ideia de remover o sistema de bonde existente, assim como ocorreu em outras cidades do mundo, inclusive São Paulo. Hoje sabemos que os bondes poderiam ter sido reformados e servirem hoje como uma rede de VLTs (Veículos Leves sobre Trilhos). Quanto ao metrô, ficou no papel.

 

Muito depois, na década de 1990, o ex e atual prefeito Enrique Peñalosa decidiu-se pela construção de corredores de ônibus do tipo BRT, como solução mais rápida e barata. Mas a solução mostrou-se paliativa, e o sistema de ônibus já se encontra em vias de saturação.

 

Então em 2009 o consórcio espanhol Sener-TMB desenvolveu o primeiro projeto metroviário, mas o processo de licitação e construção "descarrilou" devido a envolvimentos em casos de corrupção. 

 

BRT Transmilênio, na Colômbia: sistema saturado. Foto: Reprodução

 

 De volta à prefeitura, Peñalosa deu declarações do tipo “antes era feio, agora é a melhor escolha” sobre uma futura rede do transporte sobre trilhos elevados na capital da Colômbia. A fala veio em resposta a uma série de questionamentos de internautas que desenterraram publicações do prefeito nas quais ele no passado criticava linhas de metrô elevado.

 

A primeira linha de metrô em Bogotá deverá ter 30 km de extensão e 15 estações. Estima-se que as obras sejam iniciadas em maio de 2018, e os primeiros trens estejam em operação em meados de 2022. O sistema será operado pela empresa estatal Metro de Bogotá SA (BEM SA), e servirá como eixo principal para o sistema. Já o BRT continuará com sua importância, com estações mais próximas uma das outras, e servirá como alimentador da linha metroviária.

 

Leia também:

Em Bogotá, Transmilênio dá sinais de esgotamento

A mobilidade em Bogotá com a volta de Peñalosa 

Licitação para construção do metrô de Bogotá será realizada em 2016 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário