Distrito de Londres troca carros por bikes e calçadas

Localidade adota práticas holandesas e reduz tráfego de carros em 56%. Projeto-piloto vai ser implantado em outras cidades da região metropolitana

Notícias
 

Fonte: Evening Standard/ Mobilize  |  Autor: Ross Lydall*  |  Postado em: 01 de dezembro de 2016

Distrito de Londres troca carros por bikes e calça

Uma das doze ruas de Walthamstow: carros "evaporaram"

créditos: Evening Standard


Um projeto-piloto realizado em Walthamstow, zona leste da região metropolitana de Londres, conseguiu reduzir à menos da metade o tráfego urbano de automóveis na localidade. O conselho de Waltham Forest, a autoridade local, foi um dos três selecionados para receber cerca de 30 milhões de libras (34 milhões de euros) do ex-prefeito de Londres Boris Johnson como parte de uma iniciativa para tornar os subúrbios da capital britânica mais amigáveis para pedestres e ciclistas.

 

O dinheiro foi usado para instalar ciclovias, melhorar os pontos de travessia de pedestres e implantar melhorias como o plantio de árvores, pocket parks, reformas de calçadas e medidas de pacificação do trânsito (traffic calming). Tem mais: algumas vias foram parcialmente fechadas aos veículos motorizados.

 

Inspirado em soluções adotadas na Holanda, o programa conseguiu reduzir em 56% (cerca de 10 mil carros, por dia) o trânsito em doze vias de Walthamstow. "As ruas ficaram mais tranquilas e não aconteceu o caos que algumas pessoas anunciavam...ficou muito claro que esta política de 'evaporação do tráfego' pode ser replicada em outras áreas de Londres", disse Simon Munk, articulador da London Cycling Campaign.

 

Outras cidades da Grande Londres, como Kingston e Enfield também estão experimentando o programa e os resultados devem ser divulgados nas próximas semanas.

 

*Tradução e edição: Marcos de Sousa / Mobilize Brasil

 

Leia também:
Londres reduz limites para 32 km/h em 25% das vias e mortes caem 
Em Londres projeto prevê a criação de ciclovia subterrânea

O plano de Londres para melhorar a saúde de seus habitantes através da mobilidade urbana sustentável  


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário