Uma visão do caminhar, a partir de Recife

Reportagem especial do JC de Recife mostra os desafios das pessoas que querem caminhar pelas cidades. E aponta os problemas que as autoridades precisam resolver

Notícias
 

Fonte: JC Online  |  Autor: Roberta Soares ! Diego Nigro  |  Postado em: 23 de janeiro de 2017

Uma visão do caminhar, a partir de Recife

Manoel Aguiar caminha no bairro Apipucos, em Recife

créditos: Diego Nigro JC Online

 

Caminhar é o tema da reportagem especial De Olho no Trânsito realizada pelos jornalistas Roberta Soares e Diego Nigro para o Jornal do Comércio, principal veículo de comunicação de Recife-PE. São textos, vídeos e infográficos que explicam porque andar a pé deve ser a primeira opção de mobilidade, em qualquer cidade do planeta.

 

"Precisamos caminhar. Todos nós. Não importa se usamos automóvel, transporte coletivo ou bicicleta para ir e vir. Em algum momento, iremos caminhar, precisaremos fazê-lo. Mais do que mobilidade, caminhar também é apropriar-se, dia após dia, dos espaços, da vizinhança, dos detalhes, da cidade. Algo que a sociedade exige cada vez mais. É enxergar o que só quem anda a pé consegue. É cidadania..." diz o texto de abertura, que em seguida navega pelas enormes dificuldades que todas as pessoas enfrentam o colocar os pés na calçada, na rua.

 

A reportagem inclui opiniões de especialista, como a arquiteta e urbanista Meli Malaesta, nossa blogueira do Pé de Igualdade, Sílvia Cruz, do Instituto Corrida Amiga, do idoso e deficiente visual Manoel Aguiar, caminhante convicto, apesar dos riscos permanentes que encontra pelo caminho, e do pedinte e cadeirante Eduardo Albuquerque, um herói que luta todos os dias para sobreviver. 

 

 

 

O trabalho traz, ainda, a visão certeira de um arquiteto e urbanista Francisco Cunha (veja vídeo), reconhecido pela luta dos direitos dos pedestres no Recife: “Há desconsideração pelo pedestre. Esquecimento. Nas cidades brasileiras em geral. Apesar de um terço da população andar a pé e mais um terço usar o transporte público, que também exige caminhar. Ou seja, são dois terços do Brasil que precisam de políticas públicas para a mobilidade a pé, e muito pouco é feito”, conclui.

 

Leia a matéria completa e veja os vídeos no site jconline


Leia também:
Como Anda, o "quem é quem" da mobilidade a pé
A mobilidade a pé nos eventos Walk21 (China) e Habitat III (Equador)
Andar a pé: um modo de transporte para a cidade de São Paulo 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário