'Ônibus do BRT estão partindo ao meio' diz secretário de Transportes do Rio de Janeiro

Fernando MacDowell promete consertar a pista da Transoeste e dá detalhes sobre o projeto de transporte aquaviário na lagoa da Tijuca, entre outras propostas de governo

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Fonte: O Globo  |  Autor: Lucas Altino  |  Postado em: 06 de abril de 2017

Superlotação e pavimentação malfeita: problemas do

Superlotação e pavimentação malfeita: problemas do BRT

créditos: Mario Roberto Duran Ortiz

  

“Os ônibus articulados do BRT estão se partindo ao meio por causa da superlotação e da pavimentação malfeita”. Foi assim que o vice-prefeito do Rio e secretário municipal de Transportes, Fernando MacDowell, descreveu um dos problemas do transporte público do Rio. 

 

Em entrevista ao jornal O Globo, o especialista em engenharia de tráfego e agora braço-direito do prefeito Marcelo Crivella falou de seus projetos para a cidade, detalhando os que estão previstos para a Barra, onde mora, e o Recreio.

 

Além de revelar a intenção de colocar concreto na pista do BRT Transoeste, MacDowell detalhou o projeto de transporte aquaviário, na lagoa da Tijuca. Em toda a cidade, ele pretende também promover a reativação de linhas que foram extintas pela racionalização dos ônibus e acabar com a dupla função dos motoristas.

 

Sistema aquaviário

Anunciado no início do ano como uma das principais propostas do governo Crivella, o sistema de transporte aquaviário serviria para fazer a ligação de condomínios e centros comerciais à estação Jardim Oceânico do metrô. A embarcação utilizada precisaria ser o hovercraft, capaz de navegar pelas águas assoreadas da Lagoa da Tijuca, e partiria do condomínio Península. Ainda assim, muitos moradores duvidam da possibilidade de o projeto se concretizar, pelo nível de poluição do complexo lagunar. À equipe de O Globo, MacDowell afirmou que obras de saneamento básico para Rio das Pedras estarão incluídas no escopo do projeto, justamente para amenizar o problema.

 

Outra dificuldade é a escassez de recursos. O secretário explicou que recebeu representantes espanhóis de um fundo europeu para tratar de possível financiamento e deverá entregar-lhes um documento detalhando o projeto até o dia 19.

 

Antes de integrar o novo governo, MacDowell já era um crítico da propaganda do BRT como transporte de massa. A solução ideal, diz, é expandir o metrô até o Recreio. Ele, inclusive, coordenará os estudos para as novas obras metroviárias, que devem ser financiadas via venda de Certificados do Potencial Adicional de Construção (Cepac), numa parceria entre município e estado.

 

"A expansão até o Recreio seria uma obra muito menos cara do que o metrô na Zona Sul, por exemplo, porque é basicamente uma reta. E aproveitaria o Tatuzão", diz MacDowell. "O fato é que o investimento no BRT atrasou a expansão do metrô".

 

Os principais pontos:

 

Como o transporte aquaviário vai ser viabilizado? Fernando MacDowell citou financiamentos de fundos europeus como uma possível fonte de recursos. As conversas já começaram, e um documento detalhando o projeto será entregue aos potenciais investidores até o dia 19. A previsão é que o sistema esteja implantado até o fim do ano, diz ele.

 

E mudanças no BRT? MacDowell quer usar concreto na pista do Transoeste e devolver aos carros a terceira faixa da pista central da Avenida das Américas, na altura do Recreio.

 

Como resolver a superlotação do BRT? Para MacDowell, o metrô é a solução ideal para o transporte de massa, em detrimento dos corredores expressos de ônibus articulados.

 

A racionalização dos ônibus será revista? O secretário promete anunciar uma nova reorganização do sistema em dois ou três meses. A intenção é reativar linhas circulares em toda a cidade e acabar com a dupla função dos motoristas.

 

O metrô chegará mesmo ao Recreio? Estudos para a expansão, que deve ser viabilizada por meio de uma Parceria Público-Privada, serão coordenados pelo próprio secretário.

 

Haverá outras alterações no trânsito da Barra? Intervenções para melhorar a fluidez na Avenida Ayrton Senna e na entrada e na saída do Itanhangá foram promessas da Secretaria de Transportes.

 

As vias parques serão concluídas? MacDowell promete estudar o assunto, mas acha difícil que isso aconteça rapidamente, pois exige diálogos com vários condomínios que ocupam os traçados previstos no Plano Lucio Costa.

 

Leia a matéria completa no site do jornal O Globo.

 

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