Bicicleta dribla o trânsito na volta às aulas no Recife

Já começa a aparecer, na zona sul da capital pernambucana, famílias que optam por deixar o carro e adotar a bike para fazer o trajeto de ida à escola com os filhos

Notícias
 

Fonte: Paraqui  |  Autor: Geraldo Lélis  |  Postado em: 02 de agosto de 2017

Paty Sampaio adaptou a bike cargueira para levar o

Paty Sampaio adaptou a bike cargueira para levar os filhos

créditos: Sílvia Ballan/ Divulgação

Em todo o Recife, o trânsito já começou a ficar mais movimentado a partir desta quarta-feira (2), com a volta às aulas das escolas particulares. Para driblar aquelas filas de carro em Boa Viagem, zona sul do Recife, e fugir da perda de tempo no trajeto casa-escola, é cada vez mais comum ver alunos a pé ou de bicicleta, na garupa dos pais ou sozinhos.

É o caso de Paty Sampaio. Há vários anos ela já optou por levar os filhos Yago, de 12 anos, e Nina, de sete, para a escola pedalando. “Eu tenho uma bicicleta de carga que adaptei o bagageiro da frente e fiz um assento para meu filho mais velho, enquanto levo a minha mais nova no bagageiro de trás”, conta a odontóloga. Nos últimos dias, ela até decidiu: vai vender o carro.

“Já venho fazendo tudo de bicicleta e com transporte público, e cheguei à conclusão que o carro é uma despesa que eu não preciso ter”, explica.

Outro que passou a pedalar é Lucas de Lima, de 16 anos, que decidiu ir de bike para economizar o tempo dos pais. A mãe, Janaína de Lima, destaca a facilidade, mas lembra das dificuldades. “Ganhar tempo foi a prioridade, mas ainda é ruim a situação de ciclovias na cidade. também tenho certo receio, pela falta de educação no trânsito", preocupa-se Janaína. "Infelizmente as pessoas ainda não respeitam o espaço oferecido aos ciclista”, completa.

Ainda que com essas dificuldades relatadas, Janaína acha que a bicicleta está sendo uma boa escolha. "Economizamos tempo, dinheiro e é menos estresse no trânsito”, comenta.

Trânsito infernal

Além do entorno das escolas, as principais avenidas do bairro, como a Av. Domingos Ferreira, a Av. Conselheiro Aguiar e a Via Mangue, sofrem o impacto do trânsito, que fica ainda maior agora com a volta às aulas.

A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) estima que as vias da cidade recebam 250 mil veículos a mais do que recebiam até o início desta semana. Ainda de acordo com o órgão, as infrações mais cometidas neste período de volta às aulas são estacionamento irregular e parada em fila dupla.

Leia também:
Recife e Brasília, as capitais onde mais tempo se leva na ida ao trabalho
Projeto leva bicicletas compartilhadas à comunidade no Recife
No Recife, área de Zona Azul vai dar lugar a ciclovia


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário