Volta Redonda (RJ) cria linha com "tarifa zero"

Nova linha tem o objetivo de estimular a ida ao comércio sem o uso de carros. Ônibus elétrico a bateria é o grande atrativo

Notícias
 

Fonte: Diário do Vale / Mobilize Brasil  |  Autor: Marcos de Sousa  |  Postado em: 28 de novembro de 2017

Ônibus elétrico chega ao ponto: tarifa zero para e

Ônibus elétrico: tarifa zero para estimular comércio

créditos: Foto: Gabriel Borges/SecomVR

A prefeitura de Volta Redonda (RJ) concluiu ontem (27), a primeira fase de testes para implantação do programa Tarifa Comercial Zero em algumas linhas de ônibus do município. 

Para essa etapa, iniciada no dia 9 de outubro, foi utilizado um ônibus elétricos a bateria produzido no Brasil pela BYD. O objetivo da operação, segundo a prefeitura, é testar a gratuidade no transporte público em algumas linhas que atendem locais de comércio de Volta Redonda, em especial os bairros Vila Santa Cecília, Aterrado, Retiro e Centro. "Era um compromisso que nós assumimos. Ligar os centros comercias, de forma gratuita, buscando aquecer o comércio e estimular as pessoas a deixarem seus carros em casa. O saldo foi positivo, atingimos um número expressivo de passageiros nessa fase de testes", disse o prefeito ao jornal Diário do Vale.

O secretário municipal de Transporte e Mobilidade Urbana, Wellington Silva, afirmou que o projeto Tarifa Comercial Zero "impacta positivamente na mobilidade urbana do município e prova que pode haver um transporte público que garanta segurança e qualidade, e que pode atrair mais pessoas ao sistema de transporte coletivo, deixando de utilizar veículos individuais. Além disso, o ônibus elétrico é um transporte sustentável, ou seja, não gera poluição”. O percurso do Tarifa Comercial Zero tem 12 km e para instalar os seis pontos de paradas foi necessário eliminar 20 vagas de estacionamento. 

Licitação de três ônibus elétricos
O prefeito Samuca lembrou que a próxima etapa do projeto contempla o início do processo licitatório para adquirir os ônibus elétricos que vão fazer parte do Tarifa Comercial Zero. “Vamos tabular os dados que levantamos nessa fase de teste para saber se vamos precisar de um, dois ou três veículos. Estamos avançando nesse processo”, comentou, ressaltando que o ônibus circulava 122 km por dia, realizando sete viagens.

A Prefeitura de Volta Redonda quer adquirir, por meio da modalidade do pregão eletrônico, três ônibus elétricos para atender o Tarifa Comercial Zero. “No edital, exigimos que o ônibus seja elétrico e com um mínimo de 20 anos de garantia ao município. Vale lembrar que o custo é muito baixo para a cidade, com manutenção de pneus e energia elétrica. Isso não tem nem comparação aos veículos que utilizam combustíveis fosseis”, concluiu o prefeito. 

Alguns dados: 
#
Até 16 de novembro, 7.523 pessoas circularam no ônibus elétrico 

#Volta Redonda é a primeira cidade do Rio de Janeiro a ter um ônibus 100% elétrico circulando por suas vias. Por isso, 51,2% dos passageiros utilizaram o programa para ir às compras e conhecer o veículo

# 94,9% dos passageiros se disseram incentivados a usar o programa porque o veículo era elétrico. 

Leia também:
Com ônibus elétricos, custo anual do transporte na cidade de SP seria 200 mi menor
Tarifa zero no transporte público tem rejeição no Congresso
"Tarifa Zero é uma proposta para valer, não é utópica"
Além de menos poluentes, ônibus híbridos e elétricos são silenciosos
Ônibus elétrico "fotovoltaico" completa 10 mil km em Santa Catarina


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário