Evento em Brasília debaterá a descarbonização do transporte

No dia 6 de dezembro a capital do país receberá especialistas de várias partes do mundo para discutir as alternativas para a redução das emissões do setor de transportes

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 28 de novembro de 2017

Evento discute alternativas não poluentes nos tran

Evento discute alternativas não poluentes nos transportes

créditos: Reprodução

Será realizado em Brasília na próxima quarta-feira (6) o primeiro Encontro Internacional sobre Descarbonização do Transporte, evento que reunirá especialistas do Brasil e do exterior para debater experiências e estratégias de redução de emissões do setor em diferentes países.

País de dimensões continentais, no Brasil o setor de transportes enfrenta desafios que vão além da questão da qualidade e da segurança das ruas e estradas. Sua descarbonização responde por significativa parcela do problema da poluição do ar, tema que está na pauta desde que o Acordo de Paris iniciou seu movimento global para reduzir as emissões dos gases causadores do efeito estufa nas diversas atividades econômicas.

Em nosso país, o transporte responde por praticamente metade (48%) das emissões de todo o setor de energia, segundo os últimos dados do Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa (SEEG), que detectou aumento de 4% no consumo de gasolina em veículos leves, enquanto o etanol caiu 10% em 2016.  

Para este encontro em Brasília, estão confirmados os palestrantes internacionais Harry Lehmann, diretor geral do Serviço Federal do Ambiente da Alemanha (Umweltbundesamt); Carolina Tohá, ex-prefeita de Santiago (Chile) e co-presidente do Grupo Consultivo de Alto Nível em Transportes Sustentáveis da Secretaria Geral das Nações Unidas (UNSG); e  José Mendes, secretário de Estado Adjunto e do Ambiente de Portugal, que acaba de lançar, na COP23, a Aliança para a Descarbonização do Transporte, um esforço conjunto de várias nações como França, Holanda, Costa Rica e Portugal, além de empresas como Michelin e a Itaipu Binacional. 

Palestrantes
Entre os palestrantes nacionais estão confirmadas as participações de Martha Martorelli, gerente de Planejamento da Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades; Clarice Linke, diretora executiva do Instituto de Políticas de Transporte & Desenvolvimento (ITDP Brasil); Juliana Karina Pereira Silva, da Gerência de Meio Ambiente da Empresa de Planejamento Logístico (EPL);  Leandro Siqueira, diretor de Desenvolvimento do Produto e Gerenciamento de Portfólio da Volkswagen/MAN; Aline Cavalcante, cicloativista e coordenadora da Coalizão Clima e Mobilidade Ativa; Plínio Nastari, Presidente da Datagro, Sugar & Ethanol Market Analysis. Os organizadores aguardam pela confirmação de Maurício Quintella Malta Lessa, ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil e do senador Jorge Viana.

O Encontro Internacional sobre Descarbonização do Transporte é organizado pela Embaixada da Alemanha, ICS-Instituto Clima e Sociedade e IEMA-Instituto de Energia e Meio Ambiente.  

Serviço
Encontro Internacional sobre Descarbonização do Transporte
Data: 6/12
Horário: das 9h às 17h
Local: Brasília Palace, SHTN, Trecho 11, Lote 1 – Asa Norte, Brasília.


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário