Prefeitura de Porto Alegre usará verbas do BRT em obras da Copa de 2014

Autorização federal para transferência de R$ 115 milhões foi dada em reunião nesta segunda-feira (29) no Ministério das Cidades

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Fonte: GaúchaZN  |  Autor: Matheus Schuch/RBS  |  Postado em: 30 de janeiro de 2018

Trincheira Anita Garibaldi, a ser concluída com ve

Trincheira Anita Garibaldi, a ser concluída com verba do BRT

créditos: Paulo Ledur/RBS TV

A prefeitura de Porto Alegre recebeu autorização, nesta segunda-feira (29), para utilizar R$ 115 milhões que estavam reservados aos BRTs (sistema de transporte rápido) em outras obras viárias prometidas para a Copa de 2014. O acerto foi finalizado em uma reunião no Ministério das Cidades. 

Com o recurso, o município garante que conseguirá finalizar 11 empreendimentos na área de mobilidade urbana. Por outro lado, a decisão de realocar o recurso destinado aos BRTs faz com que este empreendimento fique suspenso. A prefeitura decidiu deixar de lado o BRT porque a implantação do sistema exigiria um investimento total de aproximadamente R$ 1 bilhão.

Projetos de BRT em Porto Alegre não saíram do papel. Ilustração: PMPA

Segundo o secretário municipal de Gestão e Planejamento, José Alfredo Parode, haverá prioridade para a retomada de obras no trecho da Terceira Perimetral. Ele calcula que as intervenções nas avenidas Ceará e Cristóvão Colombo e na Rua Anita Garibaldi poderão ser finalizadas em até cinco meses.

"Já prevemos, inclusive, possíveis acréscimos para garantir desapropriações, pagamentos das dividas e os reajustes futuros de todos os contratos", assegura Parode.

Viaduto e pavimentação
A verba também será destinada a projetos que sequer foram iniciados, como a construção do viaduto da Avenida Plínio Brasil Milano com a Terceira Perimetral. Ainda estão na lista a duplicação de um trecho da Avenida Voluntários da Pátria e a pavimentação da Avenida Ernesto Neugebauer e da Rua José Pedro Boéssio.

O remanejo dos R$ 115 milhões contou com o aval da Caixa Econômica Federal, responsável pela liberação dos recursos oriundos do FGTS e do BNDES. O montante total necessário para finalizar o conjunto de obras da Copa foi alcançado porque a prefeitura já havia obtido autorização da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) para contratar um empréstimo de R$ 120 milhões por meio do Banrisul.

Entre as 11 obras pendentes, Parode projeta que a mais demorada será a da Avenida Tronco, que exigiria mais dois anos para conclusão. 

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