VLT da Basileia passa a conectar Suíça, França e Alemanha

Cidade suíça é a primeira a ter uma rede de Veículos Leves Sobre Trilhos conectando três países. O bonde é visto como modo capaz de diminuir o uso do carro na região

Notícias
 

Fonte: Eltis/ Mobilize  |  Autor: Ralf Tinga*  |  Postado em: 14 de março de 2018

Franceses e suíços comemoram a chegada da nova lin

Franceses e suíços comemoram a chegada da nova linha de VLT

créditos: Bombardier

A cidade suíça da Basileia comemora o feito de ser a única no mundo a ter uma rede de Veículos Leves Sobre Trilhos abrangendo três países. Em dezembro, a cidade abriu uma nova linha de bondes para Saint Louis, na parte francesa do território. www.tram3.info . Há dois anos, já havia conectado sua rede de VLTs à cidade alemã adjacente de Weil am Rhein. 

 

Na área urbana da Basileia, que compreende Suíça, França e Alemanha, o sistema sobre trilhos já permite assim a livre circulação de pessoas pela região. Com a abertura do bonde 3 para Saint Louis, parte importante da estratégia de mobilidade regional foi concretizada, dizem os responsáveis pelo sistema.

 

"Esta nova conexão torna a multimodalidade possível e oferece uma melhor integração com a cidade, o aeroporto e a estação ferroviária", declarou o prefeito Jean-Marie Zoëlle. O trecho de Saint-Louis tem quatro paradas, sendo a estação de Saint-Louis o ponto final.

 

Mapa mostra o traçado da nova linha (3) de VLT da Suíça, até Saint Louis. Imagem: tram3 

 

Multimodalidade

Construir uma linha de VLT, em vez de implantar um serviço por ônibus, foi uma escolha consciente, afirmam as autoridades suíças, que avaliaram o transporte sobre trilhos como mais pontual e capaz de comportar mais passageiros graças à maior capacidade. 

 

A linha de bondes deve atrair particularmente os que viajam hoje de carro. Diariamente, cerca de 30 mil motoristas atravessam a fronteira suíça, o que provoca engarrafamentos e tempos de viagem mais longos. E como um incentivo a mais para atrair passageiros ao trem, uma área de estacionamento para 750 veículos foi construída em Saint-Louis. 

 

Embora o investimento no VLT tenha sido mais alto, os gestores acreditam que ele se torne mais vantajoso a longo prazo, devido ao menor custo operacional de transportar um volume maior de passageiros.

 


Festa na inauguração do bonde que conecta áreas de Basiléia na França e Suíça

 

*Traduzido e editado por Regina Rocha/Mobilize

 

Leia também:
Cidades que retomaram o bonde como alternativa ao transporte
Alemanha propõe transporte gratuito para combater poluição
VLT não está nos planos para SP, diz Avelleda
VLT do Subúrbio, em Salvador, será oferecido à iniciativa privada
França testa o Aptis, veículo 100% elétrico, no lugar do ônibus


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário