Bilbao, na Espanha, fará corrida nos túneis do metrô

No domingo (25) após o fechamento do metrô 200 pessoas correrão por 7,8 km de túneis, numa prova de atletismo cujo valor da inscrição reverterá em benefício do transporte

Notícias
 

Fonte: Folha de S. Paulo  |  Autor: Rafael Balago  |  Postado em: 21 de março de 2018

Imagem promocional da Underrun Metro Bilbao

Imagem promocional da Underrun Metro Bilbao

créditos: Divulgação

Depois que o metrô de Bilbao encerrar os serviços na noite de domingo (25), 200 pessoas sairão correndo pelos túneis para disputar uma prova de atletismo.

 

A cidade do país basco, na Espanha, realiza a primeira edição da Underrun Metro Bilbao. A corrida terá 7,8 km, entre as estações Moyua e Ansio. Os atletas darão suas passadas em meio aos trilhos.

 

A largada está marcada para 1h de segunda-feira (26).  Os competidores sairão em grupos guiados de 20 pessoas. No final, voltarão de trem.

 

“As pessoas pensam que será tudo reto, mas há algumas subidas e descidas”, disse a atleta Iraia Garcia, que testou o circuito, em entrevista a uma rádio local.

 

As inscrições foram preenchidas por sorteio. Os interessados tiveram de enviar um vídeo explicando por que queriam participar e pagar taxa de 25 € (cerca de R$ 100).

 

Fonte de renda

Sediar eventos como esse é uma fonte de renda para os metrôs. O dinheiro reforça o orçamento geral e, com isso, ajuda a manter as tarifas um pouco mais baixas.

 

Algumas das estações de Bilbao têm arquitetura muito parecida com as da linha 4-amarela, de São Paulo. A extensão dos dois metrôs também é próxima. A cidade espanhola tem 49 km de trilhos e 345 mil habitantes. Já o sistema paulistano tem 71,5 km de linhas, para 12,1 milhões de moradores.

 

Corridas de grande porte ajudam a trazer turistas e a tornar as cidades mais conhecidas. A última edição da São Silvestre atraiu 30 mil atletas de 40 países diferentes. São Paulo tem um amplo calendário de eventos do tipo, mas ainda há inúmeras possibilidades de percurso que poderiam ser criadas, como sugere o exemplo de Bilbao.

 

 

Leia também:
Jovens na Espanha querem menos carros e mais transporte público
Conheça as 20 estações de metrô mais bonitas do mundo
Metrô vai dar passe livre para travestis e transexuais em Madri
Uma cidade (quase) sem carros, Na Espanha.


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário