Na Holanda, uma passarela que se move conforme a maré

Cidade de Der Helder projeta uma plataforma mirante que restaura a visão entre terra e mar, uma estrutura em equilíbrio que balança suavemente conforme o nível das marés

Notícias
 

Fonte: Archdaily  |  Autor: Niall P. Walsh/ Vinicius Libardoni (trad.)  |  Postado em: 18 de abril de 2018

Orla de Den Helder ganha plataforma com percurso c

Orla de Den Helder ganha plataforma com percurso caminhável

créditos: Divulgação MVRDV

 

Na cidade costeira de Den Helder, na Holanda, um projeto de instalação pretende fortalecer a conexão entre a terra e o mar por meio de um novo ícone urbano, batizado de "SeaSaw". Trata-se de uma plataforma mirante equilibrada sobre a área de amortecimento de inundações da cidade. 

 

A plataforma é o elemento central de um percurso caminhável e uma ciclovia de 5 km proposta junto ao dique, integrando o sistema com a cidade e a costa, ao mesmo tempo que criando um novo atrativo para que as pessoas voltem a frequentar a orla de Den Helder.

 

Imagem: Divulgação MVRDV

 

Vencedor de um concurso, o projeto do escritório MVRDV teve sua estrutura singular elogiada pelo júri, por capturar "o espírito da cidade e sua relação com a água através de sua forma infinita".

 

Como muitas das cidades costeiras holandesas, Den Helder conta com um grande sistema de diques contra inundações: montes artificiais e valas ao longo de todo o litoral, projetados para proteger seus espaços urbanos das constantes inundações. Depois de uma recente ampliação do dique de Den Helder, a ligação entre a cidade e a sua orla foi abruptamente cortada, de forma que esta passarela agora procura restabelecê-la, ao mesmo tempo que cria um marco para a cidade.

 

Imagem: Divulgação MVRDV

 

O SeaSaw irá reconectar estes dois importantes elementos, criando um ponto de observação equilibrado no topo de um morro, que ao ser construído recentemente passou a bloquear a vista entre a cidade e a costa. A plataforma em loop infinito restabelece essa visão. 

 

O curioso é que a conexão entre terra e mar é reforçada pela influência das marés no SeaSaw. Com sua estrutura em equilíbrio, a plataforma balança suavemente para frente e para trás de acordo com a mudança do nível das marés.

 

A inauguração do SeeSaw está programada para 2019. 

 

Imagem: Divulgação MVRDV

 

Leia também:
Maastricht, na Holanda, ganha novo bicicletário subterrâneo
Por que Amsterdã é tão boa para bicicletas? Cinco razões explicam
Moreelsbrug, a nova ponte para pedestres e ciclistas. Em Utrecht
Semáforos inteligentes para ciclistas fazem sucesso em Roterdã


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário