Piso que gera energia é testado em ciclovia de Curitiba

Tecnologia japonesa faz com que a vibração transmitida ao solo pelas bicicletas seja captada e convertida em energia suficiente para iluminar sinais ao longo do trajeto

Notícias
 

Fonte: Paraná Portal/ Prefeitura de Curitiba  |  Autor: Lorena Pelanda  |  Postado em: 20 de julho de 2018

Piso sobre a ponte se ilumina à passagem das bicic

Piso sobre a ponte se ilumina à passagem das bicicletas

créditos: Cesar Brustolin/SMCS

  

Um piso gerador de energia começou a ser testado nesta quinta-feira (19) na ciclovia sobre a ponte do Rio Belém, perto do Palácio 29 de Março, no Centro Cívico, em Curitiba.

 

Trata-se de um projeto piloto da Prefeitura, com tecnologia da empresa japonesa Soundpower e oferecida sem custo à administração municipal por meio da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), como parte das comemorações da imigração japonesa.

 

O piso capta a vibração transmitida pelas bicicletas e pedestres e a converte em energia suficiente para iluminar a pista com sinais ao longo do trajeto.

 

A luz emitida serve para alertar para a passagem de ciclistas e aos que caminham pelo. Além disso, o equipamento permite a contagem do tráfego de bicicletas sobre a ponte.

 

A ideia surgiu em outubro de 2017, durante uma visita de representantes da Jica e da Soundpower à Prefeitura. Na ocasião, o prefeito Rafael Greca (PMN) autorizou os testes. Os resultados ainda serão analisados.

 

Leia também:
Conheça a Bicicletaria Cultural, de Curitiba (PR)
Os bons agouros da bicicleta em Curitiba
O veículo do futuro tem duas rodas e um guidão
Na China, uma estrada elevada só para mobilidade sobre duas rodas


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário