Divulgado edital para projeto do VLT de Sorocaba (SP)

Prefeitura informa prazo até 10 de setembro para envio de propostas das empresas interessadas no processo de seleção para implantação do Veículo Leve Sobre Trilhos

Notícias
 

Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul  |  Autor: Jornal Cruzeiro do Sul  |  Postado em: 20 de agosto de 2018

Projeção de como será o metrô de superfície soroca

Projeção de como será o metrô de superfície sorocabano

créditos: Divulgação/ Secom

Com cinco meses de atraso e promessa de entrega da primeira etapa do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em agosto de 2020, a Prefeitura de Sorocaba lançou lançou o edital para o VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos) da cidade. O prazo para participação das empresas interessadas é até 10 de setembro.

A abertura da seleção ocorreu em 7 de agosto, com o objetivo de atrair empresas interessadas em elaborar um estudo de modelo para implantar, operar e fazer a manutenção do VLT no município. Além de estruturar os projetos, os estudos também têm como objetivo contribuir para a avaliação do tipo de contrato de concessão, seja na modalidade comum ou PPP (Parceria Público-Privada).

Sem divulgar valores, o Executivo informa que “somente após a realização do estudo de viabilidade operacional e financeiro do VLT que se poderá ter dados sobre os investimentos necessários para sua implantação”.

A estimativa da atual gestão é que o metrô de superfície transporte de 150 mil a 200 mil passageiros por dia, aproveitando malha ferroviária já existente na cidade, tradicional berço ferroviário.

O VLT é uma das principais propostas da campanha eleitoral do prefeito José Crespo (DEM), mas após um ano e sete meses de governo, o projeto ainda não saiu do papel. De acordo com a Prefeitura, a primeira etapa do VLT, prevista para agosto de 2020, irá operar no trecho entre George Oeterer e o centro de Sorocaba, num total de cerca de 13 km de extensão.

VLT e BRT
Além do VLT, há previsão de construção do sistema de BRT (Bus Rapid Transit), mas também este não avançou. A última estimativa divulgada pela própria Prefeitura é de que as obras do BRT devam ser iniciadas em setembro. A administração municipal ressalta que o BRT e o VLT não concorrem, pois são corredores complementares do Sistema de Transporte de Sorocaba, e que o BRT ligará as regiões norte e sul e o VLT ligará basicamente a região leste à noroeste. Ambos terão conexão na área central da cidade.

Leia também:
Prefeitura de Sorocaba (SP) volta a discutir o VLT em evento no dia 15
Trem de passageiros entre capital e interior volta aos planos do governo de SP
Após ciclovias e bike share, Sorocaba (SP) planeja um VLT
Governo paulista promete retomar projeto do trem entre cidades

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário