Praga testa sistema anticolisão em VLTs

Dispositivo em teste na capital da República Tcheca envia sinais de alerta ao condutor sobre a iminência da colisão e até pode frear automaticamente o veículo

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Fonte: Via Trolebus  |  Autor: Renato Lobo  |  Postado em: 14 de setembro de 2018

Teste em Praga será feito no VLT modelo Tatra T6A5

Teste em Praga será feito no VLT modelo Tatra T6A5

créditos: Flickr

Cidades em todo o mundo que utilizam o sistema de transporte por Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) convivem com constantes colisões entre os trens e os veículos de passeio. Na maioria dos casos, as ocorrências são por imprudência dos motoristas.

Seja como for, a gravidade deste tipo de acidente preocupa, e por isso a Companhia de Transporte Público de Praga (DPP), na capital da República Tcheca, começa a testar este mês um sistema anticolisão para bondes do modelo Tatra T6A5. Se a iniciativa for bem sucedida, os testes deverão evoluir para outros modelos de VLT e, a longo prazo, a tecnologia será implantada em larga escala.

Segundo o diretor técnico da DPP, Oldrich Vytiska, uma parceria com a Universidade Técnica Tcheca em Praga (CVUT) foi firmada para a escolha de um sistema apropriado e para colocá-lo em operação.

“Se o dispositivo escolhido atender aos requisitos de transporte de bonde urbano, e a municipalidade tiver os recursos necessários, o processo de teste e aprovação será concluído em seis meses”, disse Vytiska no site do DPP.

Como funciona
A tecnologia consiste em um sistema de antenas direcionais, que enviam mensagens rápidas para os VLTs. Dependendo dos parâmetros críticos definidos, o dispositivo avalia o risco de colisão do bonde e avisa o condutor. Para modelos de bonde mais antigos, este aviso pode ser fornecido por meio de um sinal sonoro e, em novos bondes, o sistema anticolisão pode frear o bonde sem a intervenção do motorista.

O equipamento de teste será fornecido gratuitamente pela empresa americana Protran Technology.

“No futuro, gostaríamos de estender este sistema para incluir dispositivos semelhantes aos que são usados em carros autônomos para detectar outros veículos”, afirmou Vytiska.

A gerenciadora de trânsito informa que também verifica regularmente as capacidades de frenagem de todos os veículos. 

Os modelos mais novos, como o Škoda 15T ForCity, têm a potência de travagem mais eficaz. Por exemplo, a uma velocidade de 40 km/h, numa pista plana com um VLT vazio, pode-se usar sistemas de frenagem a uma distância de cerca de 18 metros. Detectar perigos precocemente é componente-chave para impedir acidentes, e essa distância é considerada suficiente para fazer com que um carro possa parar antes da colisão.

A rede de bonde de Praga é a maior da República Tcheca, com 142,4 km de trilhos e mais de 900 veículos. O modelo mais moderno, fornecido pela Škoda, é equipado com WiFi, e representa cerca de um quarto da frota.

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