Projeto de ônibus escolar autônomo é desativado por governo dos EUA

Veículos estavam em teste na Flórida para o transporte de crianças, mas Departamento de Trânsito norte-americano vetou o projeto por considerá-lo irresponsável e ilegal

Notícias
 

Fonte: The Verge  |  Autor: Sean O'Kane/ Mobilize (tradução)  |  Postado em: 23 de outubro de 2018

Governo americano suspende teste com ônibus escola

Governo americano suspende teste com ônibus escolar autônomo

créditos: Brian Tietz/ Transdev

No estado da Flórida, um projeto de ônibus escolar autônomo foi considerado "ilegal", e suspenso pela Administração Nacional de Segurança no Trânsito na Autoestrada (NHTSA, na sigla em inglês). Esta é uma das intervenções mais contundentes do Departamento de Transporte dos Estados Unidos no que diz respeito às experiências com veículos autônomos.

A operadora internacional de transporte público Transdev vinha utilizando um de seus ônibus elétricos autônomos, nomeado de EasyMile Easy 10 Gen II, para transportar até 12 crianças por vez. O teste foi realizado em Babcock Ranch, uma comunidade de tecnologia avançada no estado da Flórida.


A permissão à Transdev para importar o veículo para “testes e demonstrações” foi concedida em março, conforme a NHTSA. Porém, o governo alega que a empresa nunca mencionou planos de usá-lo como ônibus escolar. “Os ônibus escolares estão sujeitos a rigorosos padrões federais de segurança de veículos automotores, que levam em consideração seu propósito único de transportar crianças, uma população vulnerável”, escreve a agência.

Uso indevido e irresponsável
O projeto piloto em prática pela operadora vinha embarcando as crianças em um ponto específico e deixando-as alguns quilômetros adiante, à porta da escola. O veículo autônomo circulava a uma velocidade de cerca de 13 km/h, e o grupo era acompanhado por um segurança a bordo.

"A inovação não pode incidir em risco de segurança pública", declarou Heidi King, vice-administrador da NHTSA, em comunicado. “Usar um veículo de teste não compatível para transportar crianças é irresponsável, inadequado e em violação direta dos termos do projeto de teste aprovado pela Transdev.”

Para a  porta-voz da Babcok Ranch, Lisa Hall, os alunos usaram o ônibus em alguns dias específicos. Normalmente, disse ainda, eles vão de bicicleta para a escola.

“As crianças ficarão desapontadas, já que gostaram de ser 'pioneiros' dessa nova tecnologia. Espero que sejam resolvidas todas essas preocupações ou mal-entendidos sobre o projeto”, declarou Hall,  reafirmando a preocupação da escola com a segurança das crianças. 

Leia também:
Um VLT autônomo, a novidade da Siemens
Para que robôs dirijam, pedestre teria que ser "reprogramado"?!
Ônibus elétrico autônomo é testado em cidade do Canadá
Crianças pedalam de casa à escola num "comboio" conduzido por pais
Lotação no transporte, maior problema de quem anda com criança em SP


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário