Estudo indica energia fotovoltaica ao transporte coletivo de Florianópolis

Pesquisador apresentou ontem (21) conclusões de um estudo que visa compensar a emissão de gás carbônico dos ônibus e facilitar a inserção de veículos elétricos na cidade

Notícias
 

Fonte: Notícias UFSC  |  Autor: Mobilize  |  Postado em: 22 de janeiro de 2020

Projeto quer veículos elétricos em três linhas da

Projeto quer veículos elétricos em três linhas da cidade

créditos: Julio Cavalheiro/ Governo de SC

Compensar a emissão de gás carbônico dos ônibus e facilitar a inserção de veículos elétricos na Grande Florianópolis para transporte público. Estes são os objetivos de um estudo em andamento sobre o potencial de utilização de energia solar fotovoltaica em garagens existentes na Grande Florianópolis. 

 

O levantamento foi apresentado nesta terça-feira (21) por Fabiano Gasparin*, representante do programa mundial Felicity**. O programa é implementado pela Agência Alemã GIZ e Banco Europeu de Investimento e visa a viabilizar o acesso de projetos de infraestrutura urbana de baixo carbono a financiamentos climáticos internacionais por meio de assistência técnica. 

 

Participaram do encontro, realizado na sede da Defesa Civil, pesquisadores do Observatório da Mobilidade Urbana da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e representantes de empresas de transporte coletivo.

 

Entre as conclusões prévias do estudo de Gasparin estão a instalação de placas fotovoltaicas nas garagens atuais, o que geraria energia suficiente para um projeto piloto com veículos elétricos em uma a três linhas de ônibus na região metropolitana. 

 

Segundo o pesquisador, considerando que o consumo de energia de um ônibus de 13 m de comprimento é de 1,7 kWh por quilômetro, o retorno do investimento no sistema solar com capacidade de 5 kW ocorreria em até dez anos. Isso porque, avalia o estudo, além de utilizar a energia gerada, o excedente retornaria à rede de distribuição de energia elétrica, resultando em créditos abatidos da conta de luz.

 

Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) Santa Catarina é o quinto estado que mais utiliza energia fotovoltaica no país e o sexto maior gerador. Um exemplo na área de transportes é o ônibus do Laboratório Fotovoltaica da UFSC cuja energia consumida vem das placas solares instaladas no Sapiens Parque.

 

A inserção de ônibus elétrico na região metropolitana da Grande Florianópolis está em análise pelo Governo do Estado por meio da criação de um sistema de transporte coletivo metropolitano. Esse projeto conta com apoio técnico do Observatório da Mobilidade Urbana da UFSC e do programa Felicity.

 

*Gasparin é físico, com especialização na área de Energia Solar Fotovoltaica, e professor do departamento de Engenharia de Materiais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). 

 

**"Financing Energy for Low-carbon Investment - Cities Advisory Facility" é um programa apoiado pela Iniciativa Internacional de Proteção ao Clima (IKI) do Ministério Federal para o Meio Ambiente, Conservação da Natureza e Segurança Nuclear da Alemanha (BMU) e implementado pela GIZ em colaboração com o Banco Europeu de Investimento (BEI).

 

Leia também:
Estudo de mobilidade saudável une cientistas do Brasil e Reino Unido
Ônibus elétrico da UFSC lança campanha para manter o projeto
Especialista aponta soluções para mobilidade em Joinville
Evento no DF traz nomes internacionais para debater transporte sustentável


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário