Ricky Ribeiro é um dos "Transformadores" da Trip 2018

Criador e diretor do Mobilize, Ricky é um dos dez homenageados pela premiação. O evento acontece dia 22 em São Paulo

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 15 de novembro de 2018

Ricky Ribeiro é um dos Transformadores da Trip 201

Ricky entre os dez Transformadores de 2018

créditos: Foto: Folhapress

Na próxima quinta-feira (22) o diretor do Mobilize, Ricky Ribeiro, será um dos homenageados no evento Trip Transformadores 2018, premiação que já destacou nomes como o ex-jogador Raí Oliveira, o diretor do Sesc/SP, Danilo Santos de Miranda, o arquiteto Paulo Mendes da Rocha, a judoca Rafaela Silva, o jornalista Caco Barcellos, ou o paratleta Fernando Fernandes.

 

Ricky é um dos dez "Transformadores" escolhidos pela equipe da revista Trip, que todos os anos destaca pessoas que conseguiram "pensar fora da caixa" e desenvolver ações e projetos inspiradores e que ajudem o país a remover as desigualdades sociais. Em seu caso, foi a batalha contra a esclerose lateral amiotrófica (ELA), a decisão de criar o portal Mobilize Brasil e, mais recentemente, a iniciativa de contar sua história no livro Movido pela Mente, em coautoria com Gisele Mirabai. Como todos sabem, além dos movimentos, ele perdeu a voz, mas trabalha diariamente com seu computador e, às vezes, com sua voz eletrônica. Coordena atividades do Mobilize, discute os temas mais polêmicos, sugere pautas e até tem um boletim semanal na Rádio Trânsito de São Paulo.

 

Por que Ricky foi um dos indicados? O texto da própria Trip explica em poucas palavras:

Há dez anos, Ricky Ribeiro chegava de Barcelona, onde fez mestrado em sustentabilidade, quando percebeu que seu fôlego, força e resistência na prática de esportes tinham mudado. Ricky tinha 28 anos e recebia o que poderia ter sido uma sentença: o diagnóstico de ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica), doença do sistema nervoso que enfraquece os músculos e afeta as funções físicas.

 

Para adaptar-se à nova realidade, o administrador – à época cadeirante – pesquisou o termo "mobilidade" e só encontrou informações dispersas. Dessa deficiência, nascia o Mobilize Brasil, portal sobre mobilidade urbana sustentável (de calçadas acessíveis a um transporte público de qualidade).

 

A progressão da doença fez com que hoje, aos 38 anos, Ricky viva acamado e se comunique através de um leitor óptico para escrita e com um programa que transforma texto em voz. Condição que não o impediu de coescrever o livro Movido pela mente (2017). "Quero inspirar as pessoas a não desistir nunca. Recebi uma sentença de morte e me recusei a cumpri-la. Pelo contrário, a noção da brevidade da vida aumentou meu desejo de deixar um legado e me dedicar a algo que faça sentido para mim."

 

Transformadores 2018
Ricky receberá o prêmio Trip Transformadores ao lado de Lázaro Ramos, Padre Julio Lancelotti, Danilo Zampronio, Gabriela Manssur, Lucinha Araújo, Luiz Chacon Filho, Sebastião Oliveira, Sueli Carneiro e Valdeci Ferreira. "Foi uma grande alegria saber da premiação", escreveu ele, via whatsapp, na noite desta quinta-feira.

 

Leia também:
Marrocos inaugura primeiro trem de alta velocidade da África
Mobilidade, Ricky Ribeiro e sua vida com ELA
Árvore x calçada: quem vale mais?
O viaduto está caindo...e não foi por falta de aviso


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário