Projeto do VLT de Sorocaba (SP) recebe prêmio na Espanha

Projeto apresentado pelo prefeito da cidade paulista foi premiado na 4ª feira (14) durante Congresso Mundial de Cidades Inteligentes, na Espanha

Notícias
 

Fonte: Diário do Transporte  |  Autor: Alexandre Pelegi  |  Postado em: 16 de novembro de 2018

Projeção de como será o VLT de Sorocaba (SP)

Projeção de como será o VLT de Sorocaba (SP)

créditos: Prefeitura de Sorocaba/Divulgação

O VLT (Veículo Leve Sobre Trilhos) de Sorocaba, no interior de São Paulo, foi escolhido como um dos cinco melhores projetos de mobilidade urbana do mundo, segundo informação do site da Prefeitura. A premiação ocorreu nesta quarta-feira (14) durante o Congresso Mundial de Cidades Inteligentes, realizado na Espanha.

 

No evento, o projeto e um vídeo demonstrativo de como será o VLT foram apresentados pelo prefeito José Crespo (DEM) para o público composto por prefeitos e participantes de todo mundo.

 

Conforme diz em comunicado a gestão municipal, "a implantação do metrô de superfície (VLT) em Sorocaba prossegue em ritmo acelerado". No último dia 23 de outubro, foi divulgado pela imprensa que cinco empresas que participaram do chamamento público encerrado um mês antes demonstraram interesse na elaboração do projeto do VLT. Na ocasião, também foi anunciado pela administração Crespo que a primeira etapa do modal deverá começar a operar em agosto de 2020.

 

Esta semana, em nota, a prefeitura de Sorocaba comunicou que “o VLT circulará dentro da cidade, desde a região próxima de George Oeterer, na divisa com Iperó, até o bairro de Brigadeiro Tobias. Nesse percurso haverá vários pontos de embarque e desembarque de passageiros, inclusive utilizando a antiga Estação Ferroviária no centro; e um ponto de embarque e desembarque no Alto da Boa Vista, que concentra os serviços administrativos da cidade, com o ponto final na estação desativada de Brigadeiro Tobias.” 

 Mapa do percurso de 24,1 km de extensão de trilhos do VLT de Sorocaba. Imagem: Divulgação

 

VLT
O modal deverá atingir velocidade de até 70 km/h, com capacidade de transportar de 250 a 350 passageiros, conforme o modelo a ser escolhido.

 

“Funcionará a energia elétrica, ou seja, não vai gerar poluição ambiental e nem sonora, já que será um veículo silencioso. Poderá ter até sete vagões, todos interligados, equipados com ar-condicionado, sinal de internet sem fio, tomadas para carregar de celular e sistema de segurança com vigilância interna por câmera de vídeo e completa comunicação com as estações e centros de controles. As plataformas de embarque ou desembarque terão 45 m ou 35 m”, conclui a nota.

 

A prefeitura afirma, por fim, que há duas semanas foi firmado um acordo de cooperação com a empresa Rumo, que opera a malha ferroviária que passa por Sorocaba, o que significa mais um passo dado para a implementação do projeto de VLT.

 

O prefeito José Crespo viajou à Espanha para cumprir agenda organizada e financiada pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), que compreendeu principalmente a participação no Congresso Mundial de Cidades Inteligentes.

 

Os representantes municipais foram recepcionados pela prefeita de Barcelona, Ada Colau Ballano.

 

Leia também:
Divulgado edital para projeto do VLT de Sorocaba (SP)
Balanço do Setor Metroferroviário
Prefeitura de Sorocaba (SP) volta a discutir o VLT em evento no dia 15
Após ciclovias e bike share, Sorocaba (SP) planeja um VLT


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário