ANPTrilhos inicia campanha contra ambulantes nos trens e metrôs

Ação pretende desestimular o comércio ilegal nos trens e estações do transporte urbano de todo o Brasil. Mas, o que pensar dos quiosques oficiais que vendem "junk food"?

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil/ANPTrilhos  |  Autor: Marcos de Sousa  |  Postado em: 05 de dezembro de 2018

Vendedor atende cliente em carro do metrô de São P

Vendedor atende cliente em carro do metrô de São Paulo

créditos: Foto: Gimaine Teodoro / Focas na Area

Camelôs fazem parte da vida das cidades. Eles estão em todas as partes do mundo e conseguem ter uma agilidade impossível até mesmo para o comércio digital. Um exemplo: ao menor sinal de chuva nas cidades, vendedores de sombrinhas, guarda-chuvas e capas pipocam pelas ruas apregoando seus produtos. Frutas, doces, canetas, sandálias, meias, bonés e uma miríade de coisas úteis (e inúteis) são oferecidas por esses agentes do comércio informal. E eles são importantes para as cidades, mas precisam ser controlados e regulamentados pelo poder público. 

 

Mas, há cerca de três anos, os trens, metrôs e ônibus das capitais foram invadidos por vendedores de doces e utensílios multiuso: fones de ouvido, pen-drives, carteiras e outros acessórios. "A porta fechou, o perigo passou..." O discurso é bem padronizado, tal como os produtos  vendidos, o que sugere que se tratam de agentes a serviço de grandes empreendedores. Os homens (e mulheres) do "shopping-metro" se conhecem, trocam informações e têm até seus próprios seguranças.

 

Assim, os trens que antes eram silenciosos e permitiam a leitura, a conversa entre amigos, o descanso e até uma soneca, tornaram-se locais ruidosos, às vezes com dois vendedores no mesmo carro. 

 

Em reação a essa invasão de "marreteiros", a Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (ANPTrilhos) acaba de lançar uma campanha nacional de comunicação para desestimular o comércio irregular nas estações e trens dos sistemas de transporte de passageiros. A ação faz parte da 4ª Campanha Nacional de Valorização do Transporte de Passageiros Sobre Trilhos e será divulgada através de vídeos e artes nos monitores de trens e estações, sites e redes sociais da ANPTrilhos e de todos os seus associados.

 

“As pesquisas de satisfação realizadas pelos operadores mostram que a presença dos ambulantes incomoda e está entre os principais motivos de reclamação das pessoas que utilizam os sistemas. Para mudar esse cenário, os operadores metroferroviários estão iniciando essa grande campanha contra o comércio irregular”, explica a superintendente da ANPTrilhos, Roberta Marchesi.

 

A venda de produtos nas dependências das estações e nos trens sem autorização da administração do sistema é irregular e amparada pelo Regulamento dos Transportes Ferroviários, estabelecido através do Decreto Nº 1.832/1996. O artigo 40 do decreto estabelece: “É vedada a negociação ou comercialização de produtos e serviços no interior dos trens, nas estações e instalações, exceto aqueles devidamente autorizados pela Administração Ferroviária”.

 

 

Um dos vídeos da campanha da ANPtrilhos

 


Quiosques também atrapalham
Mas, se os vendedores informais camelôs interferem no funcionamento do transporte, há também certo tipo de comércio regular que gera sérios problemas de limpeza nas estações e trens. A venda de bebidas, comida e até sorvetes em balcões ou máquinas automáticas gera muito lixo, derrame de liquidos no interior dos trens e toneladas de embalagens descartadas de forma incorreta. 

 

Além da sujeira, a ocupação das estações com dezenas de quiosques atrapalha a circulação dos usuários, interfere na sinalização interna e na arquitetura dos espaços e funciona como mais um fator de degradação do transporte público. Se há que se ter comércio nos trens e estações, que ele seja de melhor qualidade, com estabelecimentos adequados, e garantida a função principal da mobilidade e acessibilidade. 

 

A campanha da ANPTrilhos aponta a direção correta e deve ser apoiada. Cabe agora sugerir aos governos e operadores do transporte que melhores os seus próprios camelôs. Os usuários agradecem :-)

 

Leia também:
Foz do Iguaçu sofre com má qualidade dos ônibus
Em SP, novas estações do metrô "roubam" passageiros de ônibus
Metrô de Pequim deve crescer 300 km nos próximos três anos


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário