Cidade Tiradentes, no extremo leste de SP, realiza Festival da Bicicleta

Programação do Festival Estação Bike 12 Horas, neste domingo (9) na zona leste, terá pedaladas, oficinas e outras atrações para incentivar a cultura ciclística na região

Notícias
 

Fonte: Aromeiazero  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 06 de dezembro de 2018

Oficina de manutenção de bikes, em Cidade Tiradent

Oficina de manutenção de bikes, em Cidade Tiradentes, ZL

créditos: Aromeiazero

Em junho deste ano, o bairro de Cidade Tiradentes, situado no extremo leste da capital paulista, foi escolhido para abrigar a primeira estação de bicicletas compartilhadas dentro de um terminal de ônibus municipal. 

 

A Estação Bike 12 Horas, como é chamada, foi inaugurada há menos de seis meses e já faz parte da rotina da população local, que tem à disposição 90 bikes para aluguel que podem ser devolvidas em até 12 horas. Além disso, conta com bicicletário de 70 vagas para quem tem bicicleta própria poder guardar seu veículo.

 

Para celebrar os mais de cinco meses de trabalho de estímulo à cultura da bicicleta na região, acontece no próximo domingo (9), ao lado do terminal de ônibus, o primeiro festival da bicicleta de Cidade Tiradentes. Organizado pelo Instituto Aromeiazero, a pedido do Banco Itaú, o festival tem apoio de lideranças locais, ciclistas e prefeitura regional.  

 

“Este é um evento comunitário de promoção da cultura da bicicleta. Está vinculado a um conjunto de ações que integraram a implantação da Estação Bike 12 Horas Cidade Tiradentes e visa reunir atividades do instituto com atrações locais, usando a cultura da bicicleta como ponto de convergência das ações”, explica Cadu Ronca, diretor do Aromeiazero.

 

Durante o semestre, o Aromeiazero conduziu um intenso cronograma de ações voltado à população local para promover a cultura da bicicleta. Foram horas de pesquisa, mapeamento, ativação e articulação territorial para mostrar que o uso das bikes compartilhadas contribuem para a convivência social, o lazer, os cuidados com a saúde, a geração de renda e a facilidade nos deslocamentos diários, explica Cadu.

 

Festival
As atividades do Festival Estação Bike 12 Horas começam às 10 horas com uma pedalada de 14 km conduzida pelo grupo de ciclistas Pelotão de Elite, que às sextas-feiras realiza passeios semanais noturnos com moradores do bairro. Desta vez o grupo vai se encontrar domingo na Arena Corinthians, em Itaquera, e se dirigir ao festival.

 

Outro coletivo presente é o projeto A Rua é Dela, que promove oficinas de formação com bicicletas só para mulheres. Elas farão também uma pedalada, saindo às 11h do domingo do Centro de Formação Cultura de Cidade Tiradentes até o local do festival.

 

A Rua é Delas, coletivo feminino de bicicleta na zona leste de SP. Foto: Aromeiazero

 

Como não podia faltar, uma das atrações do evento será a Oficina Comunitária, que estará realizando consertos básicos em bicicletas de moradores da região. E o Rodinha Zero, atividade na qual instrutoras vão ensinar crianças a partir de dois anos os primeiros movimentos em bicicletas de balanço ou a andar de bicicleta sem rodinhas.

 

E para o público que não pedala, a programação quis mostrar a diversidade cultural existente no bairro. Estarão presentes artistas de rua da Oficina de Grafite, para realizar uma intervenção de arte coletiva que irá alegrar os ambientes da festa. Por fim, durante todo o dia haverá shows de bandas gospel, MPB e samba.

 

 

Serviço
Festival Estação Bike 12 Horas
Quando: 9/12, das 11h às 16h
Onde: Praça Maria da Graça, ao lado do terminal de ônibus
Gratuito
Mais informações, acesse https://www.aromeiazero.org.br/

 

Leia também:
Primeira estação de bikes dentro de terminal é inaugurada em SP
No mês da criança, bicicletadas infantis e outras atrações em SP
Projetos que promovam a bicicleta na periferia de SP terão R$15 mil
Trabalho com bicicleta dá nova vida a refugiado venezuelano
Ciclovia Musical percorre ruas da zona leste de SP neste sábado (22)


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário