Projeto quer reduzir velocidade máxima nas ruas de Porto Alegre

Se aprovado, limite de velocidade em vias arteriais da capital gaúcha passa de 60 km/h para 50 km/h, no caso de veículos leves; e 40 km/h para veículos pesados

Notícias
 

Fonte: Câmara Municipal de Porto Alegre  |  Autor: Milton Gerson  |  Postado em: 04 de abril de 2019

Velocidade mais baixa pode reduzir acidentes, diz

Velocidade mais baixa pode reduzir acidentes, diz vereador

créditos: Leonardo Contursi/ CMPA

Um projeto de lei em tramitação na Câmara Municipal de Porto Alegre propõe reduzir a velocidade máxima nas vias urbanas arteriais da capital gaúcha. Pela medida, o limite de velocidade cairia dos atuais 60 km/h para 50 km/h, no caso de veículos leves; e de 60 km/h para 40 km/h, no caso de veículos pesados.

 

O projeto, de autoria do vereador Marcelo Sgarbossa (PT), foi protocolado no dia 27 de março e não tem prazo para apreciação da matéria na Casa.

 

Pela proposta, também está prevista a redução para uma velocidade ainda menor em áreas que oferecem mais risco ao pedestre, tais como  escolas, hspitais e centros geriátricos.

 

Na opinião de Sgarbossa, “é prudente, sensato e viável não nos prendermos apenas aos limites de velocidade estabelecidos pelo CTB (Código de Trânsito Brasileiro)”. De acordo com a atual regra, os limites são de 80 km/h nas vias de trânsito rápido, ou de 60 km/h nas vias arteriais.

 

Como exemplo, o parlamentar destaca os casos das avenidas Assis Brasil e Bento Gonçalves. A redução da velocidade nessas avenidas diminuiria, segundo o parlamentar, os riscos de acidentes envolvendo pedestres e ciclistas.

 

“Afinal, trafegando a, no máximo, 50 km/hora, há uma tendência natural de os motoristas e os motociclistas passarem a respeitar bem mais as leis de trânsito. Diminuindo, por consequência, o número de acidentes e de atropelamentos com vítimas fatais”, defende o vereador.

 

Leia também:
Porto Alegre construiu apenas 2,6 km de ciclovias em 2018
Em Porto Alegre, paradas de ônibus terão informações em braile
Contran revoga resolução que previa multar pedestres e ciclistas
50 km/h de velocidade máxima, pede a OMS
Redução de Velocidade nas avenidas Marginais de São Paulo


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário