Amsterdã proibirá veículos a gasolina e diesel a partir de 2030

Medida inicia gradualmente em 2020 com o banimento de veículos a diesel de mais de 15 anos. Capital da Holanda dará subsídios para estimular cidadãos a trocar seus carros

Notícias
 

Fonte: DW  |  Autor: DW  |  Postado em: 03 de maio de 2019

Cidade das bikes, Amsterdã avança na luta contra p

Cidade das bikes, Amsterdã avança na luta contra poluição

créditos: iamsterdam


Carros e motos movidos a gasolina e diesel serão proibidos em Amsterdã a partir de 2030, comunicou o conselho municipal da capital holandesa nesta quinta-feira (2). Segundo as autoridades locais, trata-se de um esforço para despoluir o ar da cidade.

 

"A poluição costuma ser um assassino silencioso e é um dos maiores riscos à saúde na cidade", disse a conselheira de trânsito de Amsterdã, Sharon Dijksma.

 

Apesar do uso generalizado de bicicletas na Holanda, a poluição do ar registra níveis acima do permitido pelas normas europeias em muitas áreas do país, principalmente devido ao tráfego pesado em Amsterdã e na cidade portuária de Roterdã.

 

O Ministério da Saúde da Holanda alertou que os níveis atuais de dióxido de nitrogênio e de material particulado podem levar a doenças respiratórias e que a exposição crônica pode reduzir a expectativa de vida em mais de um ano.

 

O governo da cidade de Amsterdã comunicou que pretende substituir todos os motores a gasolina e diesel por alternativas livres de emissões, como carros elétricos e a hidrogênio, até o final da próxima década.

 

Incentivos

A medida começa a ser implementada em 2020, com o banimento de carros a diesel produzidos antes de 2005. A proibição será gradualmente expandida.

 

O governo local afirmou que pretende oferecer subsídios e permissões de estacionamento para estimular os cidadãos a trocarem seus carros por veículos mais limpos.

 

A associação da indústria automotiva holandesa criticou os planos e afirmou que pessoas pobres, "que não têm dinheiro para um carro elétrico", serão excluídas da cidade.

 

Amsterdã segue uma tendência internacional. Madri já anunciou que vai restringir o acesso à cidade de veículos a diesel e gasolina fabricados antes de 2000. Roma pretende fechar o centro da cidade para veículos a diesel a partir de 2024.

 

Leia também:
Holanda: Utrecht redesenha cruzamento de ciclovias
Holanda vai pagar para quem trocar carro por bicicleta
"Ainda usamos veículos movidos por uma espécie de fogueira"
Contra poluição, Madri vai restringir tráfego de carros
Prefeita de Paris quer transporte público gratuito para combater poluição
Alemanha propõe transporte gratuito para combater poluição


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário