Capital da Escócia bane carros da região central para diminuir poluição

Edimburgo é a primeira cidade do Reino Unido com programa que proíbe carros no centro. Teste será no primeiro domingo do mês, quando as ruas serão abertas à população

Notícias
 

Fonte: Época  |  Autor: Época  |  Postado em: 07 de maio de 2019

Rua Aberta: programa chega a Edimburgo, na Escócia

Ruas Abertas: programa chega a Edimburgo, na Escócia

créditos: twitter.com/sophie_eastwd/ Edinburghlive

Edimburgo é a primeira cidade do Reino Unido a aderir ao movimento de ruas abertas à população e fechadas aos carros. As vias do centro da capital da Escócia foram fechadas aos carros e outros veículos motorizados. No lugar do trânsito, pessoas praticando yoga, jogando xadrez e escutando música passarão a ocupar a região.

 

Segundo Lesley Macinnes, conselheira da cidade, a iniciativa visa diminuir a poluição da cidade. “As mudanças climáticas são uma ameaça real para a sociedade. É claro que temos que agir e o Ruas Abertas é, sem dúvida, um passo na direção certa", disse ao jornal britânico The Guardian. "Estamos totalmente comprometidos em criar uma cidade acessível, sustentável e amiga das pessoas.”

 

O projeto será realizado todo primeiro domingo do mês durante um período de teste de um ano e meio.

 

"Já vimos como esquemas semelhantes foram bem-sucedidos internacionalmente, incentivando atividades, melhorando a qualidade do ar e criando uma atmosfera mais segura e descontraída. Então, não vejo a hora de ver isso acontecer na nossa cidade”, afirma Macinnes.

 

Em São Paulo, o Programa Ruas Abertas começou em 2015. Grandes avenidas da cidade, como a Paulista e a Sumaré, ficam disponíveis para o público aos domingos e fechadas aos carros.

 

Poluição

Este ano, a capital do Reino Unido foi palco de grandes manifestações de protesto contra a poluição do ar. Manifestantes bloquearam o trânsito na capital por onze dias, e até crianças sairam às ruas. Pressionado, o Parlamento britânico decretou, no dia 2 de maio, "emergência climática" no Reino Unido, uma decisão simbólica mas que conseguiu apaziguar os ânimos da população. Agora, esta medida das Ruas Abertas também pode ser entendida como mais uma resposta nesse sentido.

 

Leia também:
Reino Unido pode ter trens movidos a hidrogênio na próxima década
Na Inglaterra, cai o número de crianças que vão a pé ou de bicicleta à escola
Ato antipoluição em Campinas (SP) entrega proposta para os ônibus
As cidades mais congestionadas (e poluídas) do mundo
Para construir as cidades do futuro, temos que sair dos nossos carros


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário