Volvo faz primeiro teste de colisão de capacete de ciclista

Teste é uma parceria da empresa de carros com uma fabricante de capacetes de bike sueca e tem como objetivo desenvolver tecnologias que melhorem a segurança dos ciclistas

Notícias
 

Fonte: Motor 1  |  Autor: James Fossdike  |  Postado em: 06 de junho de 2019

As suecas Volvo e POC realizam novos testes em cap

As suecas Volvo e POC realizam novos testes em capacetes

créditos: Divulgação Volvo


A fabricante Volvo Cars se uniu à POC, principal marca sueca de esportes e segurança, para uma série de testes de colisão de capacetes de bicicleta contra carros. A iniciativa faz parte de um novo projeto de pesquisa que visa proteger com mais rigor técnico a vida dos ciclistas.

 

Os testes fazem parte de uma pesquisa que quer entender os tipos de ferimentos que os ciclistas podem sofrer nas ruas. As duas empresas dizem que as descobertas ajudarão a POC a fazer capacetes mais seguros, enquanto a Volvo usará os dados para guiar "desenvolvimentos futuros".

 

De acordo com a Volvo, o procedimento atual de testes dos capacetes é "bem rudimentar", com o equipamento sendo derrubado de várias alturas em superfícies retas ou curvas. Este método, segundo a fabricante, não leva em conta os acidentes entre veículos e carros.

 

O novo teste, porém, irá funcionar como os crash-tests atuais, baseado no regulamento usado para proteção de pedestres. No procedimento da Volvo, os capacetes são presos à cabeça dos bonecos.


A máquina irá jogar a cabeça do boneco em várias velocidades diferentes contra um Volvo parado, simulando uma colisão entre um carro e um ciclista. Ao comparar os dados com os resultados de proteção de pedestres, as duas empresas conseguirão entender melhor os efeitos da colisão com e sem o capacete.

 

Malin Ekholm, chefe do Centro de Segurança da Volvo, declarou a respeito dos testes que vê sendo feitos em laboratório: "Nós desenvolvemos novos métodos com frequência para simular vários cenários de trânsito. Nosso objetivo é não só atender os requisitos legais ou receber nota máxima nos testes; queremos ir além, usando situações reais de trânsito para desenvolver tecnologias que aumentem ainda mais a segurança."

 

 

 

Leia também:
Campanha educativa reduz acidentes com ciclistas em estrada
Acidente com patinete elétrico pode causar lesão grave, diz estudo
Volvo ajuda a implantar ônibus elétricos autônomos em Cingapura
Bicicleta vira móvel para pagar menos imposto
Uma jaqueta inteligente, para dar mais segurança ao ciclista


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário