Falta de mobilidade urbana influencia negativamente a qualidade de vida

É o que aponta pesquisa feita pela UnB em cidades brasileiras e em Oxford (Inglaterra), e apresentada em seminário realizado ontem (18) na Câmara dos Deputados

Notícias
 

Fonte: Câmara Notícias  |  Autor: Mobilize/ Câmara Notícias  |  Postado em: 19 de junho de 2019

Brasília: falta de mobilidade afeta negativamente

Brasília: falta de mobilidade afeta negativamente a saúde

créditos: Uirá Lourenço/ Mobilize

Uma pesquisa apresentada nesta quarta-feira (19) na Câmara dos Deputados, em Brasília, mostra que a a qualidade de vida e o bem-estar das pessoas são afetados negativamente se a mobilidade urbana é precária. Outra conclusão do estudo é que medidas para melhorar a malha urbana dos bairros são necessárias para permitir que os moradores tenham uma mobilidade saudável. 

 

O resultado destaa pesquisa foi apresentado em uma conferência promovida pela Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara, em conjunto com a Universidade de Brasília (UnB).

 

A UnB participou do levantamento sobre mobilidade, que também contou com outras instituições como as universidades federais do Rio Grande do Sul (UFRGS) e de Santa Catarina (UFSC) e a Oxford Brookes University, da Inglaterra.

 

Caminhada e bicicleta

O estudo aponta, por exemplo, a necessidade de se reduzirem os deslocamentos pela cidade e de se ampliarem atividades locais, de modo que a caminhada e o ciclismo prosperem. A pesquisa analisou três cidades do Brasil: Brasília, Porto Alegre e Florianópolis, além da cidade inglesa de Oxford. Apesar das diferenças de realidade, foram relatadas queixas em todos os locais pesquisados, como aponta o professor Julio Vargas, da UFRGS.

 

“Oxford é quase como uma cidade de conto de fadas, cidade do Harry Potter, tipo uma cidade de boneca. Mas eles, os ingleses, também se acham atrasados em relação à Holanda, Dinamarca e até mesmo à Alemanha, onde a prioridade para a qualidade de vida no trânsito - o transporte público é excelente, metrôs, trens, tem de tudo - é muito maior. O que a gente aprende com Oxford é que, mesmo quem está em boa condição, também tem problemas e demonstra a insatisfação com a falta de ciclovia, calçada quebrada e transporte público ineficiente”, disse.

 

O professor Vargas disse ser possível afirmar que o padrão de mobilidade urbana influencia na qualidade de vida e na saúde física e mental. E se for favorável, até pode diminuir o custo de tratamentos de saúde, ao previnir casos de obesidade, diabetes - doenças associadas ao estilo de vida. 

 

Segundo a pesquisa, a caminhada foi a opção de mobilidade mais frequente em uma das regiões administrativas distantes do centro de Brasília, o Varjão. Isso, por necessidade. Já no bairro de classe média Menino Deus, em Porto Alegre, a caminhada é muito usada por comodidade, já que a região, centralizada, proporciona diversidade de serviços aos moradores.

 

Crítica política

O professor Hartmut Günther, da UnB, disse que o resultado da pesquisa aponta para a construção de uma conscientização para mais ações de mobilidade, mas apontou para o problema da falta de continuidade administrativa nas ações.

 

“A tragédia, por assim dizer, do Brasil, é que temos muitas leis boas. No fundo, se sabem os problemas e potenciais soluções, mas não se faz. Se não se faz, é por ganância, por vaidade. Quer dizer, tem que ser na minha gestão e não na sua”, ironizou o professor.

 

Já Nestor Saavedra, que leciona na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, explicou que a mobilidade urbana se baseia no tripé infraestrutura, educação e fiscalização. Segundo ele, no Brasil falta educação para o trânsito. E acrescenta que, em Curitiba, uma atuação entre o poder público, universidades e a rede pública de educação trouxe bons resultados que deram noção de pertencimento à comunidade escolar.

 

“Eles passaram a ser agentes ativos até na organização do trânsito ao redor das escolas, inclusive sugerindo para a Secretaria de Trânsito de Curitiba intervenções de infraestrutura no meio urbano”, observou.

 

Orçamento

Segundo o deputado Gustavo Fruet (PDT-PR), que requereu o seminário na Câmara, “isto ajuda muito quando se pensa em destinação de orçamento. Cada vez mais os governos centrais, no caso o governo federal, têm que ter participação mais ativa, quando se pensa em mobilidade e investimento em infraestrutura. Ajuda a priorizar projetos baseados em pesquisas que mostram o comportamento e o padrão de ocupação do espaço urbano”, afirmou. 

 

Para Fruet, com o advento do Movimento Cidades Saudáveis da Organização Mundial da Saúde (OMS), esse debate se aprofundou. Nos últimos anos, a Comissão de Desenvolvimento Urbano discutiu o Estatuto das Cidades. Sobre mobilidade urbana, a Comissão aprovou em 2016 o plano de contingência em mobilidade urbana. Desde abril, o texto está em comissão especial (PL 4881/12). O projeto institui as diretrizes da Política Metropolitana de Mobilidade Urbana (PMMU), cria o Pacto Metropolitano da Mobilidade Urbana e o Sistema de Informações dos Transportes Metropolitanos (Sitram).

 

Brasília e Oxford

Neste estudo, três locais diferentes de cada cidade foram analisados. Em Brasília, por exemplo, foram analisadas duas quadras residenciais da Asa Sul (SQS 409 e 410), o Varjão e a Vila Planalto. Na Asa Sul se verificou a existência de espaços verdes, atividade comerciais próximas e infraestrutura para bicicletas. 

 

O Varjão está distante do centro da cidade e tem infraestrutura precária e a Vila Planalto, apesar de próxima ao centro, é separada por vias movimentadas, o que dificulta o acesso. Entre as diferenças mais visíveis, verificou-se o maior uso de automóvel na Asa Sul e de transporte público nas outras cidades. Na Vila Planalto a bicicleta é muito mais usada, mas é quatro vezes menos usada do que em Oxford, na Inglaterra.

 

Leia também:
Morar perto do trabalho para ter mais qualidade de vida, que tal?
Pesquisa mostra que 43% dos idosos no Brasil temem cair na calçada
Problemas no transporte público atingem mais as mulheres, diz pesquisa
Senado instala na quarta (27) comissão temporária de mobilidade urbana
Câmara debate mobilidade urbana saudável nesta quarta-feira (19)


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário