Morar perto do trabalho para ter mais qualidade de vida, que tal?

Distância de casa ao trabalho pesa na satisfação profissional. Pesquisa mostra que 37% das pessoas alegam tempo do trajeto como motivo para deixar o último emprego

Notícias
 

Fonte: JC NE  |  Autor: Yasmin Freitas  |  Postado em: 11 de julho de 2016


 

De bike ao trabalho, mais economia e qualidade de vida. Foto: Tiberio Barchielli Palazzo Chigi/Fotos Publicas

 

Pesquisa desenvolvida pelo Aplicativo Emprego Ligado, que oferece vagas de trabalho para profissionais com base em sua geolocalização, revela que a distância de casa para o trabalho é tão crucial para a satisfação profissional que 37% dos participantes do levantamento apontaram o tempo de trajeto como um dos motivos para terem deixado o último emprego. 

 

“O funcionário que mora perto do trabalho se atrasa menos e tem um índice menor de falta. Ele também chega menos cansado. A empresa tem ganhos de produção e diminui sua taxa de rotatividade”, revela o CEO da Emprego Ligado, Jacob Rosenbloom. Ainda na opinião do executivo, aproximar o ambiente corporativo da moradia é uma tendência mundial que está sendo trazida para o Brasil aos poucos, principalmente para vagas com necessidade de maior qualificação. 

 

Responsável pelo escritório de mobilidade de talentos Lee Hecht Harrison (LHH), Mariangela Schoenacker vai além. Ela explica que muitas empresas já apostam em unidades físicas de trabalho descentralizadas, dando ao profissional a oportunidade de escolher um escritório mais próximo de seu endereço ou trabalhar de casa.

 

“Vivemos numa sociedade em que o tempo é a maior moeda de troca. As empresas não precisam mais daquele modelo industrial – com todo mundo produzindo juntos no mesmo espaço – para funcionar”, assegura. “Empresas que apostam na construção de pequenos núcleos por região reduzem número de horas improdutivas e custo de transação por funcionários”, destaca a consultora. 

 

Por falar em custos, mais uma vantagem da proximidade do trabalho é a economia com transporte. O técnico em qualidade Vitor Lima, do Laboratório Farmacêutico do Estado de Pernambuco (Lafepe), com sede em Dois Irmãos, mudou-se de Camaragibe para a Várzea para ficar mais perto do trabalho. Para economizar com passagens de ônibus, ele adquiriu uma bicicleta, utilizada cerca de duas vezes por semana. 

 

“Outro motivo foi o programa Pedala Servidor, que prometia um dia de folga para cada 15 dias indo trabalhar de bicicleta”, comenta. Apesar da promessa, o Lafepe ainda não aderiu ao programa. Mesmo assim, Vitor continua usando a magrela, de olho no bolso.

 

Motivos de sobra

Praticar exercícios físicos, almoçar diariamente com o cônjuge, buscar as crianças na escola, dormir mais horas por noite, fazer faculdade no contraturno do horário de trabalho. Para grande parte dos profissionais, estas escolhas soam como um cenário improvável no dia a dia de tempo apertado, mas esses “luxos” podem fazer parte da rotina caso o trabalhador considere morar mais perto do ambiente de trabalho. Assim, o tempo gasto no deslocamento se transforma em períodos livres no cotidiano, aumentando a qualidade de vida, a satisfação profissional e a produtividade.

 

Que o diga a técnica em segurança do trabalho Vanessa Milena, 21 anos, moradora das proximidades do Camará Shopping, em Camaragibe, onde atua há um ano e meio. “O transporte público é de má qualidade e nosso tempo está cada vez mais escasso. Quando a casa é longe do trabalho, você já chega estressado com a demora e com o trânsito”, avalia. “Como no meu caso a distância é curta, acabo ganhando mais tempo e disposição”, completa.

 

Leia também:

Tele-entrega de bicicleta é novo nicho de trabalho na França 

Dia de ir a PéAoTrabalho teve adesão no Brasil e em outros países 

Em Curitiba, oito em cada dez ciclistas usam a Via Calma para trabalhar ou estudar 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário