Projeto da inspeção veicular está parado há 10 anos na Assembleia de SP

Projeto de lei para frota a diesel no estado tramita na Alesp desde 2009. Sem fiscalização, não há como melhorar a qualidade do ar, afirmam especialistas

Notícias
 

Fonte: G1  |  Autor: Laura Cassano  |  Postado em: 26 de junho de 2019

Poluição por particulados é visível em ônibus e ca

Poluição por particulados é visível em ônibus e caminhões

créditos: Arquivo/ Agência Brasil

O projeto de lei do governo para tornar obrigatória a inspeção veicular da frota a diesel em todo o estado está parado na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) há dez anos. Para especialistas, a fiscalização é necessária para melhorar a qualidade do ar.

 

Estudos estimam que os veículos pesados jogam no ar micropartículas que correspondem a 90% da poluição na Região Metropolitana de São Paulo. Para a fundadora do Instituto Saúde e Sustentabilidade, Evangelina Vormittag, o que agrava a situação é não saber se esses veículos estão emitindo poluentes dentro do que a lei determina.

 

“A inspeção veicular traz uma contribuição não só do ponto de vista ambiental, de redução de poluentes, mas traz impactos bem positivos em relação à saúde. Proporciona um menor adoecimento e uma menor mortalidade”, afirma.

 

Em 2012, no período em que a inspeção dos veículos a diesel era obrigatória na capital paulista, uma pesquisa da Universidade de São Paulo (USP) constatou que 580 mortes e 1.500 internações por problemas respiratórios foram evitadas.

 

O projeto para tornar a inspeção veicular obrigatória em todo o estado tramita na Alesp desde 2009. O governo do estado tinha a proposta de fazer a inspeção usando as 43 agências da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). A última promessa era de que a fiscalização passaria a valer a partir de janeiro de 2018, mas até hoje não saiu do papel.


Sem fiscalização

O líder do governo na Casa, Carlão Pignatari (PSDB), não vê necessidade em pautar o assunto. “A Cetesb já vem fazendo a inspeção veicular. Esta semana mais de mil veículos foram autuados pela Cetesb com poluição fora do que é regido pela lei. Acho que não há mais nenhuma necessidade de se votar nesse momento o projeto. São Paulo é exemplo para todo país sobre fiscalização veicular”, diz o deputado.

 

Para Evangelina, a emissão de poluentes em São Paulo melhorou, mas está longe de ser um exemplo. “Já existe uma lei federal do Conselho Nacional do Trânsito, que implementou a inspeção veicular em todos os estados, mas os estados não cumprem. Não são fiscalizados, não há sanção, e portanto não existe inspeção veicular no país”.

 

A Cetesb afirmou que acompanha o desenrolar do projeto estadual da inspeção veicular obrigatória, mas que paralelo a isso realiza uma série de outras medidas para melhorar a qualidade do ar. Segundo o órgão, o índice de partículas inaláveis na Grande São Paulo caiu 53% desde o início dos anos 2000.

 

Leia também:
O desmonte da inspeção veicular em SP
Inspeção técnica veicular: Juntando os cacos em 2019
Denatran publica resolução que atualiza processo de inspeção veicular
Denatran suspende obrigatoriedade da inspeção veicular
Trocar diesel por gás natural traria economia de até 60% em SP
Transporte responde por 14% das emissões globais


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário