Estação do monotrilho Jardim Planalto (linha 15-Prata) é aberta

Nova parada do sistema metroviário, em Sapopemba, permite integração com a linha 2-Verde, e facilita ao usuário se deslocar da zona leste à zona oeste de São Paulo

Notícias
Fotos
 

Fonte: Portal do Governo SP  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 27 de agosto de 2019

Doze mil pessoas por dia devem passar pela nova es

Doze mil pessoas por dia devem passar pela nova estação

créditos: Divulgação

Foi entregue ontem (26) pelo governo do estado uma nova estação do Metrô de São Paulo, a Estação Jardim Planalto, da linha 15-Prata (monotrilho). Esta parada deve facilitar o deslocamento dos moradores da região de Sapopemba, na zona leste da capital, até a Vila Madalena, na zona oeste, por meio da integração com a linha 2-Verde do metrô. 

 

A previsão é que a nova estação receba diariamente 12 mil passageiros.

 

Localizada à altura do número 10.000 da avenida Sapopemba, a estação do monotrilho funcionará de domingo a sexta-feira, das 4h40 à 0h, e aos sábados das 4h40 à 1h do dia seguinte. 

 

A abertura da estação, a 85ª da rede de metrô, acrescenta um trecho de 1,1 km à malha metroviária da cidade, que agora tem 97,2 km de extensão em seis diferentes linhas.

 

Estação Jardim Planalto

Com 6,4 mil m² de área construída, a nova estação é servida por três elevadores, nove escadas rolantes e três fixas, além de dispor de banheiros públicos acessíveis. A plataforma é central, com 90 m de comprimento e portas automáticas de segurança. 

 

A estação recebeu acabamento em concreto aparente e aço, com aberturas que garantem ventilação e iluminação ao natural, nos três diferentes pavimentos: acesso, mezanino e plataforma, que é coberta com estrutura metálica em forma de arco. O revestimento dos pisos é de granito e as paredes internas têm pastilhas cerâmicas e fechamento em vidro.

 

Bicicletários

Na nova estação, os ciclistas poderão fazer a integração com o transporte público, deixando suas bicicletas seguras nos dois bicicletários construídos, um em cada acesso. A capacidade do equipamento é para a guarda de até 80 bikes.

 

Linha 15-Prata

Construída pelo Metrô de São Paulo, a linha 15-Prata é o primeiro monotrilho de alta capacidade de transporte do Brasil e, quando estiver completa, vai conectar as regiões leste e sudeste a toda a rede de trilhos da capital, reduzindo em 50% o tempo de deslocamento entre a região do Iguatemi (estação Jardim Colonial) e o centro. O monotrilho possui características similares ao metrô convencional, porém seus trens trafegam com pneus sobre vigas de concreto elevadas.

 

O custo de implantação dessa linha é de R$ 5,4 bilhões, em investimentos exclusivos do governo do estado. Compreende a construção de 15,3 km de vias e 11 estações entre Vila Prudente e Jardim Colonial (antiga Iguatemi), além do pátio de manutenção Oratório. Além disso, esse custo cobre a compra de 27 trens, sistemas elétricos, de sinalização e controle, e também de três novos terminais de ônibus, já entregues na região da Vila Prudente.

 

Até o final do ano, a meta do governo é inaugurar mais 4 km do monotrilho, com a abertura das estações Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus. O trecho até a estação Jardim Colonial será entregue em 2021. 

 

Veja na galeria fotos da nova Estação Jardim Planalto. 

 

Leia também:
Troca de monotrilho por BRT é criticada em São Caetano (SP)
Monotrilho de SP recebe financiamento de US$ 296 milhões do CAF
MP pede fim de concessão da linha 5 do Metrô de SP
CCR promete investir 4 bi em monotrilho de SP
Trens do monotrilho da linha 15-Prata, em SP, colidem; não há feridos


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário