Alstom entrega primeiro "ônibus" Aptis para operação comercial

A cidade francesa de Estrasburgo será a primeira no mundo a operar o novo veículo, que parece um ônibus, mas tem características de um bonde

Notícias
 

Fonte: Sustainable Bus  |  Autor: Marcos de Sousa/Mobilize Brasil  |  Postado em: 10 de fevereiro de 2020

Aptis: agora para operação nas ruas de Estrasburgo

Aptis: agora para operação nas ruas de Estrasburgo

créditos: Foto: Alstom/CTS

A fabricante francesa de trens Alstom está entregando seu primeiro ônibus elétrico Aptis à operadora de transporte de Estrasburgo, a Compagnie des Transports Strasbourgeois (CTS). O Aptis é um tipo de ônibus elétrico com características inovadoras, que permitem maior dirigibilidade, segurança e conforto (veja mais em https://www.mobilize.org.br/noticias/10277/e-um-bonde-um-onibus.html)

 

Com 12 metros de comprimento e equipado com três portas, os Aptis de Estrasburgo foram projetados na Eurometrópolis Hangenbieten. O novo veículo tem um sistema de direção nas quatro rodas, qualidade que permite um alinhamento perfeito com o pavimento. O piso baixo e completamente plano e as portas duplas amplas permitem fácil circulação e embarque conveniente para pessoas com mobilidade reduzida e carrinhos de bebê. Equipado com grandes janelas panorâmicas ao longo de todo o seu comprimento, o Aptis oferece 25% mais área de superfície de vidro do que um ônibus padrão e uma área de estar traseira com vistas panorâmicas da cidade.

 

 

 
Interior do novo veículo Foto: Alstom


Os novos "ônibus" foram projetados para carregamento lento durante a noite, mas também podem receber recargas ocasionais no final de cada linha, usando soluções de carregamento terrestres (SRS) ou carregamento de pantógrafos. Agora, após a entrega, a operadora CTS treinará 150 condutores para dirigirem os novos veículos. Durante esta fase inicial de treinamento, o ônibus circulará em operação controlada nas ruas de Estrasburgo até sua entrada definitiva em serviço na "Linha H. Eles são os primeiros ônibus elétricos a se juntar à frota de veículos da CTS.

 

Os veículos Aptis também foram escolhidos pela prefeitura de Paris, no contexto da maior licitação da Europa para ônibus elétricos, bem como pelas cidades de Grenoble, La Rochelle e Toulon, segundo informações da Alston.

 

Veja mais fotos do Aptis

 

Leia também:
É um bonde, um ônibus?
França testa o Aptis, veículo 100% elétrico, no lugar do ônibus
A evolução ambiental sustentável do transporte público no Brasil


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário