Fortaleza entrega sete novas estações do Bicicletar. E quer chegar a 210

Quarto lote de sete novas estações foi inaugurado na manhã de hoje (3). Objetivo da Prefeitura é expandir para um total de 210 estações até o final do semestre

Notícias
 

Fonte: Mobilize/ Portal da Prefeitura  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 03 de março de 2020

Vinícius Paula, que adotou a bicicleta para ir à f

Vinícius Paula, que adotou a bicicleta para ir à faculdade

créditos: Marcos Moura/Prefeitura de Fortaleza

Na manhã desta terça-feira (3), a Prefeitura de Fortaleza fez a entrega do quarto lote de sete novas estações do programa Bicicletar. A medida integra o projeto de expansão do sistema de bicicletas compartilhadas na capital cearense. Com esta entrega, feita no Mercado São Sebastião, no centro, e que contou com a presença do prefeito Roberto Cláudio (PDT), a cidade passa a contar com 112 estações no total. 

 

Desde janeiro, já foram inauguradas 35 novas estações, incluindo as sete entregues agora, como parte da primeira fase de expansão do sistema de bicicletas compartilhadas da capital cearense.

 

Segundo o secretário executivo de Conservação e Serviços Públicos, Luís Alberto Sabóia, as novas estações são maiores, com mais vagas para as bicicletas. Já as novas bicicletas, ele explicou, "têm o aro mais baixo, para oferecer mais conforto às mulheres, e o pneu conta com luz LED para ser mais segura à noite". Também vem com aplicativo, que permite ao usuário avisar, na hora da entrega, caso o equipamento precise de manutenção.

 

Bicicleta Integrada

Na ocasião, Roberto Cláudio anunciou também a licitação do Bicicleta Integrada. "É aquele mesmo sistema de bicicletas no terminal, que vamos levar também para grandes paradas de ônibus da Cidade, que concentram muita gente. Nessas áreas a gente vai ter um modelo novo de bicicletas integradas e também de bicicletário", disse.

 

Desenvolvido pela Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP), por meio do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito de Fortaleza (PAITT), o Bicicletar está expandindo o sistema de compartilhamento de bicicletas para novas regiões da capital. É o terceiro maior sistema do tipo no Brasil em número de estações, atrás somente do Rio de Janeiro e de São Paulo, e o primeiro em número de estações por habitantes, informa o governo.

 

"A partir dessa semana, a gente começa a expansão para a região Sul da Cidade, saindo do eixo da Washington Soares, indo em direção à região da comunidade do Dendê, da Avenida Rogaciano Leite, até chegar aos arredores de Messejana. A gente conclui a Fase 1 e já entra na Fase 2. E o balanço é bem positivo. Concentramos todos os esforços em viabilizar essa expansão e as análises preliminares mostram muito sucesso. Em alguns dias de uso, concluímos que das nossas top 20 estações, 9 desta região nova já estavam entre as 20 mais usadas do sistema. Isso mostra o imenso potencial que essas áreas têm", afirmou.

 

Novas estações

Segundo a Prefeitura, até o final deste semestre a expectativa é que Fortaleza passe das atuais 112 estações do Bicicletar para 210. As novas 130 estações serão custeadas com recursos municipais da arrecadação da Zona Azul e as 80 estações que já existiam até dezembro de 2019 permanecem sendo patrocinadas pela Unimed Fortaleza.

 

Desde outubro do ano passado, o estudante Vinícius Paula, de 20 anos, tem na bicicleta compartilhada sua primeira opção de transporte diariamente, para ir à faculdade. "Eu levo cerca de 15 a 20 minutos de percurso, e ele é todo formado por ciclofaixas. Eu abri mão de ir de ônibus porque a bicicleta é mais prática. Tenho três estações perto da minha casa, uma próxima ao trabalho e outra próxima à faculdade", declarou.

 

Leia também:
Economia da bicicleta ganha força em Fortaleza
Prefeitura de Fortaleza lança o Bicicletar Corporativo
O que Fortaleza está aprendendo com Nova York, Paris e Bogotá
Patinetes e bicicletas elétricas são regulamentados em Fortaleza


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário