"Tarifa Zero" triplica usuários de ônibus em cidade da RMSP

Dados da Prefeitura de Vargem Grande Paulista indicam que o programa "Tarifa Zero" transportou 340 mil pessoas em três meses. E ampliou oferta de emprego

Notícias
 

Fonte: PMVGP e JE Online  |  Autor: Marcos de Sousa/Mobilize Brasil  |  Postado em: 04 de março de 2020

Nova frota de ônibus, sete linhas e gratuidade

Nova frota de ônibus, sete linhas e gratuidade

créditos: Foto: divulgação Prefeitura Vargem Grande Paulista

Três meses após o lançamento, o programa "Tarifa Zero" de Vargem Grande Paulista, na RMSP, já atendeu a mais de 340 mil passageiros, segundo os dados apresentados pela empresa responsável pelo serviço de transporte no município. A pesquisa divulgada pela Prefeitura aponta, ainda, que o número de usuários triplicou após o início do programa.


A geração de emprego e a dinamização do comércio dentro do município são outros benefícios apontados pela pesquisa e confirmados pelos comerciantes da cidade. Com a gratuidade do transporte, os empregadores passaram a contratar mais moradores de Vargem Grande Paulista, já que o incentivo é um gasto a menos para empresas e lojas na cidade.

A frota de ônibus também foi ampliada e as quatro linhas que estavam em funcionamento no Tarifa Zero passaram a sete, atendendo diversos bairros da cidade. Além disso, as obras do Terminal Metropolitano seguem em andamento, com o objetivo de integrar todas as linhas do município.

Implementado em novembro do ano passado, o programa "Tarifa Zero" inovou em mobilidade urbana e passou a ser referência em diferentes cidades no mundo. No Brasil, Vargem Grande Paulista foi a primeira na Região Metropolitana de São Paulo a oferecer gratuidade no transporte, e a 14ª cidade no Brasil a adotar a medida.

 

O programa nasceu de uma parceria entre a Prefeitura e iniciativa privada, que contribuirá com uma taxa mensal referente ao que já é gasto com vale transporte. Esta taxa é paga ao Fundo Municipal de Transporte e Trânsito Urbano (FMTU), criado pelas Leis Municipais Lei Municipal 1068/2019 e 1092/19) que tem como receita: dotações orçamentárias; multas de trânsito; taxa de transporte público de passageiros (empresas privadas); taxa de publicidade; publicidade em pontos de ônibus; entre outras.

Para gozar da gratuidade, todos os usuários das linhas municipais e empresas tiveram que realizar um cadastro no novo sistema e receber o cartão de acesso. O cartão tem o objetivo de garantir maior controle de acesso, segurança aos usuários e quantificar o número de passageiros que utilizam o transporte.

Leia também:
Metrôs de SP e Rio emitem até 50 vezes menos CO² em relação a carros
Financiamento extratarifário dos serviços de transporte público
A "tarifa zero" avança na Europa. E o Brasil?
Lucio Gregori: "Tarifa Zero é uma proposta para valer, não é utópica"
Mais cidades adotam "tarifa zero" no transporte 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário