Bike Sampa inaugura 18 novas estações dentro da USP

Expansão do serviço de bikes compartilhadas na Cidade Universitária deve atender a 5 mil estudantes. Expectativa é que aumente também deslocamentos de usuários no entorno

Notícias
 

Fonte: Mobilize/ Bike Sampa  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 04 de março de 2020

Projeto prevê maior expansão do serviço pela cidad

Projeto prevê maior expansão do serviço pela cidade

créditos: Divulgação

Desta vez, as estações do Bike Sampa chegam a um local há muito esperado, na zona oeste da capital: o campus da Universidade de São Paulo (USP). Lá, nesta quinta-feira (5), serão inauguradas 18 novas estações do sistema de bicicletas compartilhadas. 

 

A expectativa da operadora Tembici é que cerca de 5 mil pessoas utilizem diariamente o sistema de compartilhamento. Segundo Maurício Villar, diretor da Tembici, a iniciativa é parte dos planos da empresa de ocupar cada vez mais pontos estratégicos da cidade com as bicicletas. 

 

Modo de transporte

A bicicleta está presente na vida dos paulistanos, principalmente durante a semana, em deslocamentos de até 3 km de distância. “Comparando 2018 e 2019, por exemplo, foi registrado o aumento de 141% no número de viagens no Bike Sampa. Hoje, a mobilidade urbana é uma das nossas principais causas, e nossa atuação está voltada para fomentar as iniciativas que contribuam para a formulação de políticas públicas que promovam a bicicleta como meio de transporte”, diz Luciana Nicola, superintendente de Relações Institucionais, Sustentabilidade e Negócios Inclusivos do Itaú Unibanco, patrocinador do serviço.

 

Para utilizar o Bike Sampa, é necessário realizar o cadastro pelo site do serviço, ou pelo App Bike Itaú. Os preços vão de R$ 8, para o plano de uso diário, a R$ 160, para o plano anual. 

 

Tembici
Com presença em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Salvador e Grande Recife, além de Santiago, no Chile, e Buenos Aires, na Argentina, a Tembici é uma empresa latino-americana que inclusive nasceu na USP.

 

“Em 2009, a partir do meu TCC, criei o Pedalusp, uma iniciativa para o desenvolvimento e implementação de um sistema de bicicletas compartilhadas dentro da Universidade de São Paulo. Durante anos, eu e meus sócios enfrentamos diversos desafios para inserir a bicicleta nos centros urbanos, até que, em 2017, adquirimos e começamos a gerenciar os principais projetos de bicicletas compartilhadas do Brasil. Entregar estas novas estações na USP era uma das minhas metas e, finalmente, estou realizando”, conclui Villar.

 

 Estação do Bike Sampa na Cidade Universitária, no Butantã. Foto: USP Imagens/Divulgação


Leia também:
Um começo de ano difícil para a bicicleta em SP
Como aumentar o uso da bicicleta nas cidades brasileiras?
Bike Sampa inaugura mais 22 estações em São Paulo
São Paulo perde dois bicicletários na região da av. Paulista
Pesquisa revela perfil de usuários de bikes e patinetes em SP

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário