Coronavírus: São Paulo suspende rodízio de carros

Para dar folga aos ônibus, prefeitura deu sinal verde para que carros particulares circulem todos os dias da semana. Apesar disso, o trânsito está abaixo do normal...

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 18 de março de 2020

Rodízio liberado

Rodízio liberado e trânsito mais leve na cidade

créditos: Renato S. Cerqueira/Futura Press

Cidades em todo o Brasil estão mudando suas rotinas para reduzir a circulação de pessoas e, especialmente, evitar concentrações e contatos que possam facilitar a contaminação pelo Covid-19. Em algumas capitais as autoridades reduziram - sem aviso prévio - a oferta de transporte coletivo, o que acabou gerando o efeito inverso: ônibus superlotados, com maior risco de proliferação do Coronavírus.


Em outras, a operação foi mantida em níveis normais, permitindo que os veículos - trens e ônibus - possam circular com mais folga. É o caso de São Paulo, onde se prevê a redução da oferta à medida em que as pessoas gradativamente passarem a adotar a desejável quarentena.


Ontem (18), a prefeitura paulistana também suspendeu o rodízio, sistema que normalmente restringe a circulação de veículos particulares nos horários de pico, pela manhã e no final da tarde. A suspensão tem o objetivo de oferecer uma alternativa ao transporte público, mas também poderia estimular a maior circulação de carros, com os consequentes congestionamentos e o aumento da poluição atmosférica. Hoje, o gráfico de congestionamentos da cidade "Percentual de Lentidão" mostrava que a estratégia parece estar funcionando, com um índice de movimento bem abaixo do normal em relação a uma quarta-feira típica.

 


Para saber mais
e acompanhar  a evolução do trânsito, acesse o site da CET/SP
 

  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário