Imagens térmicas monitoram o covid-19 no metrô de Wuhan

Sistema de triagem por infravermelho ajuda no combate à pandemia ao detectar febre nas pessoas em estações de metrô, trens e aeroportos da China

Notícias
 

Fonte: InfraRoi/ Guide Infrared  |  Autor: Mobilize (edição)  |  Postado em: 01 de abril de 2020

Operador controla alerta de febre no metrô de Wuha

Operador controla alerta de febre no metrô de Wuhan (China)

créditos: Guide Infrared

A fabricante chinesa Guide Infrared desenvolve o trabalho de prevenção de um possível ressurgimento do coronavírus em Wuhan, na China. A empresa emprega uma tecnologia própria, baseada na detecção de imagens térmicas (infravermelho). Com esse sistema, a cidade chinesa espera retomar aos poucos os serviços nos transportes públicos. 

 

Na cidade que já foi o epicentro da pandemia, o metrô já vem adotando a triagem de febre, ao lado de outras iniciativas como a desinfecção diária e o registro dos nomes completos das pessoas para acompanhar seu estado de saúde.

 

Quando a mobilidade urbana for totalmente normalizada, a expectativa das autoridades é que medidas como essa continuem a servir no controle do fluxo em massa das pessoas. 

 

A triagem de febre da Guide Infrared, diferentemente das ferramentas tradicionais, como pistolas de temperatura, medem a temperatura de passageiros a vários metros de distância, o que evita um contato mais próximo e reduz os riscos de infecção. 

 

Detecção facial a distância

Com a tecnologia de detecção facial alimentada por IA (inteligência artificial), é possível focalizar automaticamente no rosto de um passageiro e, ao constatar febre em alguém, o equipamento faz soar um alarme. Por isso, aos funcionários do transporte público, é a ferramenta ideal para lidar com cenários densamente ocupados e de movimentação rápida como o metrô.

 

“Durante vinte anos preparamos um banco de dados com base em amostras de triagem em massa em vários cenários da vida real. Para entregar uma detecção precisa de temperatura, a empresa tem feito a otimização constante de algoritmos, em conjunto com atualizações de software e hardware”, declarou Wang Peng, diretor de tecnologia da Guide Infrared.

 

Além das centrais de transporte, o sistema é voltado também a outros cenários onde se espera um grande fluxo populacional após a retomada da vida cotidiana, como grandes complexos comerciais e escolas. A expectativa é que instalação do sistema nesses locais poderá prevenir uma segunda onda de infecção no país.

 

Leia também:
Como os estados vêm buscando frear o coronavírus no transporte público
Coronavírus: metrôs e ônibus devem ser desinfetados a cada viagem
Corona vírus faz São Paulo suspender rodízio de carros
Nova York: bicicletarias agora são serviços essenciais
Em Porto Alegre, ônibus vão circular com as janelas abertas


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário