Metrô/SP testa radiação ultravioleta para esterilizar trens

Sistema criado por empresa brasileira tem potencial para desinfetar um ônibus ou vagão em um minuto. Resultados de testes saem até dia 22

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Marcos de Sousa/Mobilize Brasil  |  Postado em: 20 de abril de 2020

Equipamento ilumina superfícies dos trens com para

Raios UV-C esterilizam superfícies dos trens

créditos: Reprodução STM

Um sistema baseado em luz ultravioleta para a higienização de ambientes está sendo testado nos trens do Metrô de São Paulo. Desenvolvido pela empresa Zasso, de Indaiatuba (SP), o novo equipamento baseia-se na capacidade da radiação ultravioleta de eliminar vírus e bactérias. A luz UV tipo C destrói a capa proteica e o material genético de qualquer vírus, aniquilando-o.


Segundo nota da Secretaria de Transportes Metropolitanos (STM), o governo paulista está em busca de novas tecnologias e mais eficientes para higienizar o transporte público, como mais vezes durante o dia. Ainda segundo a STM, o robô Hyperviolet C600 pode ser um grande aliado no combate ao coronavírus. O aparelho tem a capacidade de desinfetar cada vagão ou veículo em até um minuto. O projeto foi idealizado no Brasil pelo por Lucas Di Grassi (piloto de Fórmula E), com o conceito de protótipo realizado de forma técnica pela Zasso. A capacidade de desinfecção do equipamento depende da energia por área, podendo chegar a uma esterilização de até 100%.


Os testes do equipamento estão sendo realizados em parceria com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), que retirou amostras das superfícies dos trens para comprovação da eficiência do sistema. Se aprovada, a técnica poderá ser aplicada em todo o estado de São Paulo, incluindo os ônibus, trens, metrôs, monotrilho e VLT operados pelo Metrô, CPTM e EMTU.


Radiação UV
A radiação ultravioleta (UV) é a radiação eletromagnética que tem comprimento de onda menor que o da luz visível . O Sol é um grande emissor de raios UV, mas a maior parte da radiação é absorvida pela atmosfera terrestre. A quase totalidade (99%) dos raios ultravioleta que efetivamente chegam a superfície da Terra são do tipo UV-A. A radiação UV-B é parcialmente absorvida pelo ozônio da atmosfera e sua parcela que chega à Terra é responsável por danos à pele. Já a radiação UV-C (considerada a mais germicida) é totalmente absorvida pelo oxigênio e o ozônio da atmosfera.

 

Vídeo da STM/SP mostra o teste. Em seguida, técnicos do IPT recolheram amostras para verificar o nível de esterilização obtido. Imagens STM/SP

 

Leia também:
Há uma distância segura para pedalar, caminhar e evitar o coronavírus?
Imagens térmicas monitoram o covid-19 no metrô de Wuhan
Boletim Mobilize #117 discute opções ao carro em tempo de Covid-19
Bogotá expande ciclofaixas em estratégia contra o coronavírus
O direito de ir e vir em meio à pandemia


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário