Bicicletarias em vários estados vão continuar abertas

Consideradas como serviço essencial, mecânicas de bicicletas estão autorizadas a funcionar em vários estados durante a crise do coronavírus

Notícias
 

Fonte: Mobilize/ Aliança Bike  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 17 de abril de 2020

Equipe da bicicletaria Velodrome

Equipe da bicicletaria Velodrome: máscaras e muito cuidado

créditos: Foto: Divulgação

Prefeitos e governadores de várias partes do país já vem reconhecendo a mecânica de bicicletas como um serviço essencial durante a pandemia, em atenção a um pedido formalizado pela Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Aliança Bike). 

 

Desde o final de março, decretos autorizam as bicicletarias a funcionar para que ciclistas tenham como comprar ou fazer reparos nos seus veículos de deslocamento e trabalho. É o que já vem ocorrendo em outras cidades do mundo, por exemplo em Nova York.

 

A atividade já foi reconhecida como essencial nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Goiás, Distrito Federal, Rio Grande do Sul e Paraná.

 

Confira aqui os termos dos decretos.

 

São Paulo

No estado mais afetado pelo coronavírus, com 853 óbitos e 11.568 casos confirmados da covid-19, o governador João Doria deve anunciar hoje (17) a prorrogação da quarentena. 

 

Para quem necessita sair de casa e opta por pedalar, há três semanas as bicicletarias da capital paulista já estão funcionando, ainda que com algumas restrições ditadas pela prefeitura. 

 

Na Velodrome Bike Shop, no bairro de Higienópolis, por exemplo, o atendimento está sendo feito em horário reduzido, de segunda a sábado, com ingresso controlado de clientes. "Ficamos alguns dias em home-office, mas voltamos a abrir quando a Prefeitura autorizou. A cafeteria está desativada, mas seguimos trabalhando com a venda e conserto de bicicletas. Atendemos apenas a um cliente por vez. Usamos máscaras e álcool gel, e tomamos todos os cuidados para evitar contaminações", explicou Davi, o gerente da loja. Ele avalia que as vendas seguem praticamente no mesmo volume de antes da crise, apenas com uma diferença: "Temos vendido muitos acessórios de rolos para treinos em casa".


Em outra bicicletaria, a JC Bikes, no Carandiru, o movimento também está parecido ao dos dias normais, apenas com maior atendimento de ciclistas que fazem entregas. Lá também há um controle para que apenas um cliente possa ingressar na loja por vez. A bicicletaria está funcionando todos os dias, exceto aos domingos e feriados.


Leia também:
Nova York: bicicletarias agora são serviços essenciais
Aprenda durante a crise: faça um curso de mecânica de bike a distância
São Paulo libera bikes em trens e metrô. Todos os dias!
Bogotá expande ciclofaixas em estratégia contra o coronavírus


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário