'Imagine que tudo está sujo de tinta', diz médico sobre uso do transporte

De acordo com infectologista, o ideal é, ao menor contato, lavar as mãos ou higienizá-las com álcool em gel

Notícias
 

Fonte: G1  |  Autor: G1  |  Postado em: 22 de abril de 2020

Passageira orientada sobre cuidados no ônibus em O

Passageira orientada sobre cuidados no ônibus em Olinda

créditos: Arquimedes Santos/Secom PE

"O principal é imaginar que tudo o que você tem contato, ao sair de casa, está sujo de tinta". A frase é do infectologista Filipe Prohaska, chefe da triagem do Hospital Universitário Oswaldo Cruz, no centro do Recife, sobre os cuidados necessários para as pessoas que precisam utilizar o transporte coletivo durante a pandemia do novo coronavírus.

 

Mesmo diante dos decretos para fechamento de estabelecimentos, tentando promover o isolamento social da população, funcionários dos chamados serviços essenciais continuam indo às ruas e utilizando o transporte coletivo para ir trabalhar. 

 

Segundo Filipe Prohaska, é preciso tomar cuidado para evitar a contaminação nos ônibus, metrôs e transporte por aplicativo.

 

"Ao mínimo contato que você possa ter pode se sujar com essa 'tinta'. Sempre que há essa sensação de que teve contato, o ideal fazer a lavagem das mãos ou passar álcool em gel", explicou o infectologista.

 

Ainda segundo o infectologista, é difícil manter a distância necessária, de cerca de dois metros, das pessoas nos ônibus, principalmente quando não há assentos para todos.

 

"Obviamente, os ônibus nem sempre vão estar com condições de você sentar neles, e acaba tendo um contato muito próximo entre as pessoas. O segredo é, ao ter contato, você não deve levar a mão nem à boca, nem aos olhos ou ao nariz, porque essa é a principal forma de transmissão do vírus. O mais adequado é, ao sair do ônibus, imediatamente fazer a lavagem das mãos para minimizar o contágio posteriormente", afirmou o infectologista.

 

Covid-19 em Pernambuco

Em Pernambuco, o número de casos confirmados do novo coronavírus subiu para 2.908 e o de mortes por conta da doença covid-19 aumentou para 260. O boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde nesta terça-feira (21) contabilizou 218 novas confirmações e outros 26 óbitos no estado, que é o terceiro do Brasil com mais pacientes que morreram com o novo vírus.

 

No Brasil, conforme dados de hoje (22) das secretarias estaduais de Saúde, são contabilizados 44.563 casos do novo coronavírus, com 2.808 mortes. 

 

Leia também:
Metrô/SP testa radiação ultravioleta para esterilizar trens
Boletim Mobilize #118: Carros ou Transporte Público?
Covid-19 pode estimular transporte individual, revela pesquisa
Motoristas de ônibus têm 71% de risco de contaminação por covid-19
Distância de 1,5 metros é insuficiente para impedir contágio, diz ...

 

 


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário