Três novas ciclofaixas serão implantadas no Recife em maio

Prefeitura quer oferecer uma alternativa sustentável de deslocamento, inclusive em período de afastamento social, com mais 6,5 km de novas rotas cicláveis

Notícias
 

Fonte: Prefeitura do Recife  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 27 de abril de 2020

Ciclofaixa implantada em 2018 na zona oeste do Rec

Ciclofaixa implantada em 2018 na zona oeste do Recife

créditos: Luciano Ferreira/PCR

Até o final de maio, a capital pernambucana deve inaugurar mais 6,5 km de rotas cicláveis, nos bairros de Beberibe, Barbalho e Parnamirim, anunciou a Prefeitura. 

 

Segundo a Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc), com as novas entregas, a cidade do Recife contará com total de 125,5 km de rotas cicláveis. A ideia é "promover segurança viária aos diversos atores do trânsito, e também investir em novos formatos de mobilidade para o período pós-crise sanitária", diz o órgão.

 

Urbanismo tático

Na zona norte da cidade, a nova rota Beberibe será implantada juntamente com outra melhoria urbana, voltada aos pedestres: uma área de trânsito calmo no entorno do Mercado de Água Fria, onde há grande movimentação de pessoas. 

 

Nessa região, a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) adotará o chamado "urbanismo tático", com pinturas no chão para ampliar o espaço aos pedestres na via. Além disso, serão implantadas sete novas faixas de pedestres, o que deve aumentar a segurança dos que trafegam a pé nessa área comercial da cidade.

 

A rota Beberibe terá 2,2 km de extensão e passará pelas seguintes vias: Estrada Velha de Água Fria, e ruas São Bento, Alegre, da Regeneração e Avenida Beberibe. Fará conexão com a ciclofaixa Professor José dos Anjos, formando um total de 36,2 km de rotas interligadas até o Centro.

 

Na zona oeste da cidade, a rota Caiara, no bairro de Barbalho, terá 3,3 km de extensão e será interligada à ciclofaixa Maurício de Nassau. Dessa forma, serão acrescentados mais de 34 km de malha cicloviária na região. 

 

O novo equipamento percorre a Avenida Nossa Senhora da Saúde, passando pelo Parque Caiara e ruas Doutor José Anastácio da Silva Guimarães, Leal de Barros, São Mateus, Simonésia, Jornalista Possidônio Cavalcanti Bastos, Maria de Fátima Soares, com retorno pela rua Leal de Barros. 

 

Binário

No bairro do Parnamirim, também na zona norte do Recife, será construída a rota Ferreira Lopes/Paula Batista, com um quilômetro de extensão. O principal objetivo é melhorar a circulação entre o binário das estradas do Encanamento e do Arraial. Além de ligar essas duas rotas, o novo equipamento estenderá a ciclofaixa do Arraial pela Rua Paula Batista. Recentemente, essa rota foi requalificada e se tornou bidirecional para dar mais comodidade aos ciclistas que a utilizam.

 

Leia também:
Cinco quilômetros de ciclofaixas serão abertos em fevereiro no Recife
Zona 30 e ciclorrota são implantadas em mais um bairro do Recife
Bicicletarias em vários estados vão continuar abertas
Por que não usar as bikes agora, em meio à crise?
Bicicleta - Bogotá expande ciclofaixas em estratégia contra o covid-19


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário