Ouça o Expresso, nosso novo podcast!

Boletins em áudio trazem um resumo das informações publicadas pelo Mobilize durante a semana. Ouça, comente, discuta.

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Marcos de Sousa/Mobilize Brasil  |  Postado em: 02 de junho de 2020

Tela do Expresso na plataforma Anchor
créditos: Tela Anchor


Está no ar o Expresso, podcast semanal do Mobilize. Na segunda edição oferecemos dois flashs de entrevistas sobre o uso da bicicleta nas cidades. Falamos com Ana Carboni, presidenta da União dos Ciclistas do Brasil, que está lançando uma campanha para reforçar a presença da bicicleta nas ruas do país neste momento da crise de saúde e no pós-pandemia. Falamos também com o médico e professor Paulo Saldiva sobre os cuidados que se deve ter para pedalar e evitar o contágio pelo coronavírus.


De Brasília, destacamos a Ação Civil Pública iniciada pelo Ministério Público para obrigar as autoridades do Distrito Federal a melhorar as condições de acolhimento a pedestres e ciclistas na Rodoviária de Brasília: reativação do bicicletário, repintura das ciclofaixas, reforma das calçadas e rampa de acessibilidade no entorno e melhorias na iluminação pública.


Tem também notícias sobre um projeto de ciclovia em Marília (SP), novidades sobre Niteroi, no Rio de Janeiro, e um toque sobre a retomada da operação do novo VLT na cidade Cuenca, no Equador, com uma série de cuidados para evitar contágios pelo coronavírus.


Boletim Mobilize
O podcast Expresso está sendo publicado na plataforma Anchor, mas pode ser acessado pela Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e outras ferramentas. No Canal Expresso também é possível encontrar todas as edições do Boletim Mobilize, publicado semanalmente por Ricky Ribeiro, diretor do Mobilize Brasil. São dezenas de conteúdos, que discutem vários aspectos da mobilidade urbana sustentável, em diferentes momentos desde novembro de 2017, quando os áudios começaram a ser produzidos, em parceria com a Rádio Trânsito, de São Paulo.


O Expresso ainda é uma experiência, realizada com recursos limitados e muito trabalho de nossa equipe. Um exemplo: como estamos "presos" em casa por conta da pandemia, uma parte da gravações foi realizada em um estúdio improvisado, dentro de um armário. Portanto, o Expresso está literalmente "saindo do armário". Aguardamos comentários e sugestões...


Ouça as duas edições do Expresso:

Expresso #2

Expresso #1

e ouça também o Boletim Mobilize #123

 
Equipe: o  Expresso é produzido pelo Mobilize Brasil com a participação de Marília Hildebrand, Regina Rocha, Ricky Ribeiro e Marcos de Sousa. A partir da edição #2 contamos com a luxuosa colaboração da locutora Mariana Amaral, que fez a vinheta de abertura. 


Leia também:
Ação civil pública cobra melhorias na Rodoviária de Brasília
"A bicicleta pode mudar as cidades", diz Ana Carboni, da UCB
Bicicleta e máscara: na pandemia, a melhor solução, diz Paulo Saldiva
Lições de mobilidade: o exemplo da China
Cidade do Equador retoma operação de VLT
Ciclovia que acompanha trilhos da linha férrea é aprovada em Marília (SP)


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Luciene Gomes - 29 de Maio de 2020 às 11:25 Positivo 0 Negativo 0

Parabens a toda a equipe! Muito importante para o papel da bike no novo normal.

Clique aqui e deixe seu comentário