China, Covid-19 e lições de mobilidade

Bicicleta, caminhada e carro particular substituíram transporte de massa mesmo nas maiores cidades do país. Mas o transporte público continua sendo essencial...

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil/ ITDP-China  |  Autor: Marcos de Sousa/Mobilize Brasil  |  Postado em: 28 de maio de 2020

Bicicletas públicas: opção em cidades chinesas

Bicicletas públicas: opção em cidades chinesas

créditos: World Economic Forum - Reuters -Thomas Peters


Caminhar e pedalar são as alternativas de transporte mais adequadas para as cidades durante a pandemia do coronavírus, mas o transporte público de massa parece ser insubstituível. Na China, primeiro país a sofrer os efeitos da Covid-19, houve um crescimento expressivo de bicicletas nas ruas, especialmente as bikes públicas compartilhadas. Os três maiores sistemas de bike-share de Beijing, por exemplo, registraram um aumento de 150% no número de viagens e também um crescimento no número de viagens com mais de 3 km, que antes eram feitas por meio de transporte público ou táxi.

 

Forma desejada de mobilidade: evolução de janeiro ao final de março de 2020 Fonte: ITDP China e Amap´s



Os dados foram revelados em um webinar realizado hoje (28) pelo ITDP-China. No encontro, o diretor do ITDP, Richard Liu, explicou que essa operação com as bicicletas foi rigorosamente planejada: tão logo se notou a gravidade da crise, os governantes locais de cada cidade convocaram as empresas de bicicletas compartilhadas e organizaram um sistema de reserva de bikes para os profissionais que atuam em serviços essenciais, especialmente os trabalhadores da saúde, que precisavam evitar o uso do transporte público.


No entanto, nas maiores cidades chinesas - o país tem 30 cidades com mais de 1 milhão de habitantes - houve também uma migração muito forte de passageiros para o carro particular, táxis e carros de aplictivos. Mesmo assim o trânsito se manteve mais calmo do que nos dias normais, permitindo que pedestres e ciclistas pudessem circular com segurança e com ar mais puro, dada à redução das emissões de poluentes.


Migração de viagens, antes da pandemia e em março de 2020 Fonte: ITDP China

 


Os gráficos mostram  também um expressivo crescimento no volume de pessoas que optaram por simplesmente caminhar. Já em maio, saindo da crise, as pessoas tendiam a voltar a circular com seus modos convencionais, com um forte retorno aos sistemas de transportes públicos.



Dois momentos na China: março e maio de 2020 Fonte ITDP China


Ouça a gravação do webinar (https://www.itdp.org/event/chinese-cities-today-modal-shifts-private-sector-responses/),  que também teve a participação de Shuai Ren, da DiDi Global, operadora de aplicativos de carros e atual proprietária do app 99.


Leia também:
Cidade do Equador retoma operação de VLT
Na Bolívia, volta do transporte público provoca greve de fome na entre profissionais de saúde
Como a pandemia está transformando a mobilidade urbana
Campanha quer ruas para mobilidade ativa em SP durante a pandemia
Ministério Público denuncia problemas na Rodoviária de Brasília


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário