Quais devem ser as prioridades do novo governo na área de mobilidade?

Thatiana Murillo, do Caminha Rio, lista os desafios dos novos governantes na área de mobilidade: transporte limpo e mais espaços para caminhar e pedalar

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 02 de novembro de 2022

Thatiana Murillo, do Caminha Rio

Thatiana Murillo, do Caminha Rio

créditos: Reprodução


Passadas as eleições, o Mobilize está ouvindo especialistas, ativistas, empresários e organizações da sociedade para listar os principais desafios a serem enfrentados pelo próximo governo na área de mobilidade urbana. Ontem ouvimos Rafael Calábria, do Idec, e hoje publicamos as visões da educadora Thatiana Murillo, diretora do movimento Caminha Rio, membro do Conselho da Cidade do Rio de Janeiro e participante do Observatório de Mobilidade Sustentável na Secretaria de Mobilidade da Prefeitura do Rio. A questão é:


Quais devem ser as prioridades do novo governo para a mobilidade urbana?


A ativista da mobilidade a pé abre seu depoimento lembrando quais são as competências da União, conforme prevê a Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU):


"
1. Fomentar a implantação de projetos de mobilidade urbana;

2. Oferecer prestação de assistência técnica e financeira aos demais entes federados. Não é exatamente uma inovação, mas pela primeira vez é detalhada sua atribuição, já que a competência constitucional pela gestão do transporte municipal é local;

3. Prover os municípios de capacitação contínua, apoiar ações coordenadas entre estados e municípios;

4. Disponibilizar um sistema nacional de informações sobre mobilidade urbana.


...Esses mecanismos denotam o interesse em fortalecer a gestão da mobilidade urbana segundo as competências de cada esfera de governo e de forma a propiciar plena integração entre União, Estados, Distrito Federal e Municípios.  A União pode delegar aos entes federativos a organização e prestação de serviço de transporte público coletivo urbano interestadual e internacional."


Thatiana reflete também sobre os pilares do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito, o Pnatrans: 

"Ao observar no documento do PNMU o que compete à União, lembrei rapidamente dos seis pilares do Pnatrans. Tudo isso que compete à União tem relação direta com a segurança viária, a educação para o trânsito e à normatização e fiscalização (para citar três dos seis itens). A essência desse trabalho se traduz no grande desafio de reduzir drasticamente o número de sinistros com mortes e lesões."


E conclui:
Se o programa do próximo presidente contempla as questões de sustentabilidade ambiental, espera-se que haja uma atenção maior para as políticas públicas que promovam mobilidade sustentável, com investimento em transporte de massa limpo e - nós esperamos - uma mudança mais ousada no sentido de incentivar deslocamentos através de modos ativos. Sabemos que não adianta substituir um mundo de carros movidos a gasolina por outro tanto de carros elétricos.

 

Leia também:
"Que tal uma operação tapa-buracos nas calçadas?", sugere Thatiana Murillo
Quais devem ser as prioridades do novo governo na área de mobilidade? Rafael Calábria responde
Aliança Bike divulga carta ao governo Lula e pede ações em favor da bicicleta
Em memória a Nelson Freire
O Rio em busca do tempo perdido


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário