Quais devem ser as prioridades do novo governo na área de mobilidade?

Rafael Calábria, do Idec, apresenta algumas ideias para a equipe do governo Lula e também para os novos governadores

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 01 de novembro de 2022

Rafael Calábria, especialista em mobilidade do Ide

Rafael Calábria, especialista em mobilidade do Idec

créditos: Idec


Responsável pela área de mobilidade urbana do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Rafael Calábria tem desempenhado um papel importante nas negociações com empresários e governantes para a defesa dos interesses dos usuários dos transportes públicos. Neste pequeno texto, o especialista reúne sua experiência recente para sugerir alguns pontos que deveriam ser priorizados pela equipe do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em sua gestão a partir de 2023. As ideias também cabem aos governadores recém-eleitos.

Quais devem ser as prioridades do novo governo para a mobilidade urbana?


" O ponto mais latente no setor da mobilidade urbana é a questão do financiamento dos transportes públicos.
Os sistemas de transportes já sofriam com a perda de passageiros, em razão do valor das tarifas e da qualidade dos serviços, mas o problema se agravou e a  pandemia escancarou essa crise. Cidades ficaram sem transportes e vários prefeitos se mobilizaram para encontrar soluções.


Essa demanda dos municípios nacionalizou o problema e envolveu o Governo Federal na discussão. Dias atrás eu conversei com algumas pessoas que atuaram nos governos Lula e Dilma e notei que também naquelas gestões nunca houve um trabalho muito forte na operação do transporte. Havia sim projetos e investimentos em infraestrutura, mas quase nada na operação dos ônibus.


No governo Bolsonaro as respostas foram sempre emergenciais, com emendas na Constituição, e com o Congresso pautando as medidas. Não foi uma pauta organizada, de forma a ser um programa que gere benefícios para as cidades, que ajude os prefeitos e as empresas, públicas e privadas que operam os transportes urbanos.


Então, o desafio da gestão Lula é analisar e estudar uma estratégia e encontrar soluções para que o Governo Federal possa estimular e promover maior acesso ao transporte público nos municípios. E não apenas liberando dinheiro, mas exigindo contrapartidas, melhorias para os usuários finais.


Além disso, em várias cidades o problema é regional, envolve vários municípios e talvez a solução sejam os trens regionais, possivelmente em uma rede ferroviária que conecte as cidades. Precisamos planejar e já temos bons exemplos nos países europeus e mesmo nos  Estados Unidos.


O desafio da infraestrutura também é muito importante.
O governo Bolsonaro vinha delegando essa tarefa para a iniciativa privada, mas acho que cabe aos municípios, com apoio do Governo Federal, a tarefa de planejar a mobilidade em sintonia com os planos de desenvolvimento urbano, né? Não pode ser apenas uma obra de calçada e ciclovia, mas que sejam intervenções pensadas para toda a cidades, que promovam a vida urbana, o acesso à cidade.


Outro ponto fundamental seria a retomada e valorização dos conselhos das cidades
, permitindo a discussão aberta com a com a sociedade civil, com as empresas, associações, com órgãos públicos, de forma que todas as decisões resultem de bastante participação e debate.


Por fim, acho que é necessário rever as alterações absurdas que foram feitas no Código de Trânsito Brasileiro, assim como repensar as políticas de fiscalização, incluindo a operação dos radares, para controle das velocidades nas vias urbanas e também nas rodovias."


Leia também:
Carta ao governo Lula pede ações em favor da bicicleta
Metrô do Recife: governo de PE erra na concessão
Governo inicia inscrições de municípios para auxílio ao transporte
Senado aprova ajuda de 4 bi a transporte público


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Carlos - 12 de Novembro de 2022 às 15:18 Positivo 0 Negativo 0

Boa noite Como uso transporte público sendo o ônibus mais usado Vejo que há muito tempo décadas a empresa de ônibus Nos finais de semana e feriados diminuem a oferta de transporte Em todos os horários causando muita demora e filas . Por que isso?????

Clique aqui e deixe seu comentário