"Ônibus precisa ter prioridade sobre o automóvel"

Francisco Christovam (NTU) listou sugestões ao novo governo para melhorar os serviços de transporte coletivo por ônibus, entre elas, financiamento e prioridade nas ruas

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Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 04 de novembro de 2022

Francisco Christovam, presidente-executivo da NTU

Francisco Christovam, presidente-executivo da NTU

créditos: Imprensa NTU


Com a posse do novo governo federal, em janeiro de 2023, há uma grande expectativa em relação à retomada das premissas da Política Nacional de Mobilidade Urbana. Por isso, o Mobilize está colhendo opiniões de vários especialistas, ativistas e dirigentes que atuam na área. É o caso de Francisco Christovam, presidente-executivo da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), que sugeriu algumas medidas para melhorar os serviços de transportes coletivos por ônibus. A pergunta é:


Quais devem ser as prioridades do novo governo para a mobilidade urbana?


O executivo da NTU respondeu de forma objetiva em oito tópicos:


1. Maior participação do governo federal no financiamento do setor (investimentos em infraestrutura e custeio do serviço);

2. Aprovação do marco legal do setor para assegurar eficiência, mais qualidade, transparência e tarifas módicas ao cliente do serviço;

3. Aprovação do PL 4392/2021, que cria o Programa Nacional de Assistência à Mobilidade dos Idosos em Áreas Urbanas, para garantir a gratuidade no transporte público urbano para idosos acima de 65 anos, a partir de repasses anuais de recursos federais no valor de R$ 5 bilhões, durante três anos;

4. Reforma tributária com tratamento diferenciado para o setor;

5. Prioridade ao transporte coletivo: criação de um programa de investimento imediato em infraestrutura  de priorização do transporte público por ônibus (sistemas BRT, corredores e faixas exclusivas);

6. Obter o reconhecimento do poder público sobre a prevalência do ônibus sobre o transporte individual motorizado, para reduzir congestionamentos, acidentes de trânsito e poluição;

7. Promover a integração entre os modos de transportes, evitando concorrência predatória entre eles;

8. Mais investimento na comunicação com os clientes (usuários).

 

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