Peso do trem indica o distanciamento social seguro na Inglaterra

Tecnologia monitora a carga levada nos trens e metrôs da rede britânica, para controlar o número de passageiros e afastar o risco de contaminação por coronavírus

Notícias
 

Fonte: Global Railway Review  |  Autor: Global Railway Review/ Mobilize (tradução)  |  Postado em: 02 de junho de 2020

Trens são monitorados para evitar aglomerações

Trens são monitorados para evitar aglomerações

créditos: Thameslink

Uma nova tecnologia, desenvolvida pela Siemens Mobility, vem sendo adotada na Grã-Bretanha para monitorar o número de passageiros que pode embarcar com segurança nos metrôs e trens do país, e seguir assim as recomendações das autoridades de saúde para evitar a maior disseminação da covid-19 no transporte público.

 

A Govia Thameslink Railway (GTR), operadora dos sistemas de trens Thameslink e Great Northern, tem adotado a ferramenta para apoiar a operação dos serviços e o planejamento de horários dos trens, mantendo assim o distanciamento social seguro sob controle.

 

A Thameslink é um dos sistemas ferroviários britânicos que funciona 24 horas e liga Bedford, Luton, Peterborough e Cambridge ao centro de Londres. Já a Great Northern é a rede de serviços ferroviários suburbanos que circula no extremo sul da Inglaterra.

 

Atualmente, os trens classe 700 Thameslink e classe 717 Great Northern, operados pela GTR, já puseram em uso essa tecnologia baseada em dados de carregamento dos trens.

 

Mesmo com esse controle, o diretor de operações da GTR recomenda: “Nossa mensagem permanece a mesma: deve-se evitar o transporte público. Isso vale para todos que puderem, ou, se não puderem, ao menos não devem embarcar na hora do rush."

 

E acrescenta: "Embora tenhamos acelerado o processo de uso dessa tecnologia devido à pandemia, essa ferramenta provou ser tão eficaz que continuará sendo um recurso permanente para nos ajudar a gerenciar nossa rede ferroviária daqui para frente”.

 

Tecnologia

A partir dos dados coletados no trem, a Siemens Mobility gera um relatório que sinaliza quando a carga (peso) no trem ultrapassa 10%; a porcentagem indica trens mais movimentados, o que leva a GTR a iniciar ações de controle. Já quando a carga está acima de 15%, isso indica o momento, o mais desafiador, de buscar uma redução imediata no número de passageiros, para manter o distanciamento social seguro.

 

Os controladores de trens GTR também podem determinar, em tempo real, se os trens têm capacidade disponível para paradas adicionais da estação num determinado dia, para aliviar as plataformas de uma estação particularmente movimentada.

 

Leia também:
Retomada em SP pode aumentar contaminação no transporte público
Lotados, ônibus na Grande BH expõem usuários a riscos
Como a pandemia está transformando a mobilidade urbana
Metrô e ônibus lotam no primeiro dia de relaxamento no Reino Unido


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário