Câmara aprova texto-base para mudar o Código de Trânsito Brasileiro

Mudança eleva número de pontos exigido para suspensão da habilitação e retira multa ao transporte de crianças sem cadeirinha. "É mais um retrocesso", dizem especialistas

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Mobilize Brasil  |  Postado em: 23 de junho de 2020

Pontuação rígida induz a comportamentos seguros no

Pontuação rígida induz a comportamentos seguros no trânsito

créditos: Pedro França/ Agência Senado

A Câmara dos Deputados discutiu e aprovou hoje (22) a proposta de lei que altera trechos do Código Brasileiro de Trânsito e suaviza penalidades a motoristas infratores. Entre outras mudanças, a proposta original do governo federal aumenta o número de pontos para a suspensão, em razão de multas, da CNH e retira a multa para quem transportar criança sem a chamada “cadeirinha”.


Considerado assunto prioritário pelo Palácio do Planalto, o texto foi apresentado pessoalmente em junho do ano passado pelo próprio presidente Jair Bolsonaro. As mudanças são vistas como um retrocesso nas regras de segurança por especialistas em trânsito, organizações sociais e partidos de oposição. 


Suspensão da habilitação
O projeto  vincula a suspensão do direito de dirigir por pontos, numa escala conforme a gravidade da infração. O relator estabeleceu uma gradação de 20, 30 ou 40 pontos, em 12 meses, conforme haja infrações gravíssimas ou não.


Outro ponto polêmico é a proposta para retirar a multa de quem transportar crianças sem o uso de equipamento adequado, conhecido genericamente como "cadeirinha". Atualmente, uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito detalha qual equipamento é apropriado de acordo com a idade: bebê conforto, assento de elevação, cadeirinha.


O uso desses equipamentos é atualmente obrigatório até os 7,5 anos. Entre 7,5 anos e 10 anos, as crianças devem ser transportadas no banco traseiro, com cinto de segurança. O relator quer o uso do equipamento até os 10 anos ou para crianças com até 1,45 m de altura. Ele mantém a multa para quem desrespeitar o uso da "cadeirinha".


Na contramão da vida
Diversas organizações contrárias ao PL assinaram conjuntamente, há um ano, a nota pública "mudanças no Código de Trânsito vão na contramão da vida".


Nesta terça, em virtude da votação do PL hoje na Câmara dos Deputados, um novo documento foi elaborado pela Iniciativa Bloomberg para Segurança Global no Trânsito para esclarecer os benefícios de um sistema de pontuação rígido na indução de comportamentos seguros no trânsito, bem como os impactos dos principais fatores de risco. Clique aqui e leia este documento em pdf. 

 

Leia também:
Mudanças no Código de Trânsito Brasileiro vão na contramão da vida
Devido à pandemia, IBGE antecipa dados de pesquisa sobre mobilidade
Menos trânsito, menos acidentes, mais hospitais livres!
Fiscalização pode zerar acidentes e desafogar hospitais para a covid-19
Quem são e como se comportam no trânsito os motociclistas de SP


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário