Transporte público tem que ter subsídio. Ouça o Boletim Mobilize #131

Tarifas pesam muito no bolso do brasileiro. Enquanto isso, em vários países os governos subsidiam esse serviço para garantir o acesso de todos aos ônibus, trens e metrôs

Notícias
 

Fonte: Mobilize Brasil  |  Autor: Ricky Ribeiro/Mobilize Brasil  |  Postado em: 20 de julho de 2020

Pagamento do metrô

Passageiro passa QR Code em bloqueio de metrô

créditos: Portal Governo do Estado de São Paulo


Nesta edição #131 do Boletim Mobilize, Ricky Ribeiro defende o aumento nos subsídios ao transporte público como forma de aumentar sua competitividade em relação ao carros particular e aos transportes por aplicativos. Ouça o boletim, com a voz eletrônica de Ricky.

 

 Se preferir, leia o texto:
As medidas de isolamento social decorrentes da pandemia do novo coronavírus estão gerando graves problemas financeiros para as empresas de ônibus, e trazem à tona a discussão sobre o financiamento do transporte público. No Brasil, são raros os casos de subsídios governamentais, e praticamente toda a receita do transporte coletivo vem das tarifas pagas pelos passageiros.


Enquanto isso, em países da Europa e América do Norte é comum governos bancarem a quase totalidade destes valores. Mas mesmo nesses casos, para não tirar verbas de áreas como educação e saúde, as gestões públicas buscam diferentes alternativas para financiar o serviço. A França, por exemplo, cobra uma taxa de transporte das empresas. Barcelona e Nova York destinam parte dos impostos sobre propriedades para o financiamento do transporte público. E há outros lugares no mundo em que as taxações de combustíveis fósseis ou arrecadações com o licenciamento dos veículos são destinadas à mobilidade urbana.


Em entrevista ao Mobilize, o ex-secretário de transportes de São Paulo, Lúcio Gregori, propôs criar a TUSV, Taxa de Utilização do Sistema Viário, que seria aplicada aos veículos que, além de poluir a atmosfera, ocupam grandes espaços nas cidades. Seria uma forma de subsidiar passagens de ônibus, trens e metrôs. Sem dúvida, este é o momento para avaliar propostas como estas, que poderiam garantir a viabilidade econômica do sistema de transportes, e ainda melhorar a sua qualidade. Eu sou Ricky Ribeiro e este é o Boletim Mobilize. Saiba mais em www.mobilize.org.br

 


Leia também:
Tarifa de transporte público x Renda em várias cidades do mundo
Prefeitos querem taxa sobre combustível de carros para financiar transporte público
"Taxar o carro para financiar a tarifa do ônibus"
Uma nova forma para financiar a tarifa do transporte público
Subsídio ao transporte público é investimento


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário