PGR posiciona-se contra o "Acelera São Paulo"

Procuradoria dá parecer contrário a programa de João Doria de aumento de velocidade nas marginais.Recurso agora segue para análise da Primeira Turma do Superior Tribunal

Notícias
 

Fonte: Folha de S.Paulo  |  Autor: Painel/ Folha de S.Paulo  |  Postado em: 22 de julho de 2020

João Doria, em 2017, fazendo o gesto do Acelera SP

João Doria, em 2017, fazendo o gesto do Acelera SP

créditos: Reprodução

 

A Procuradoria-Geral da República deu um parecer contrário a uma das principais bandeiras da campanha de João Doria (PSDB) à Prefeitura de São Paulo: o aumento da velocidade nas marginais Pinheiros e Tietê. Um processo que se arrasta desde 2016 contra o programa “Marginal Segura” chegou até o Superior Tribunal de Justiça após diversos recursos.


A manifestação assinada pelo subprocurador-geral da República Mário José Gisi contesta o posicionamento dado inicialmente pelo TJ de São Paulo dizendo que “as conclusões da Corte revelam-se temerosas, na medida em que permite que políticas públicas flagrantemente prejudiciais à população continuem a serem adotadas sob o manto do princípio da separação dos Poderes.”


A decisão foi comemorada pelos cicloativistas autores do processo, que dizem que a medida coloca em risco a vida de quem circula pelas vias. “Essa decisão gera um precedente importante no debate de segurança viária no Brasil sobre o quanto as políticas de aumento de velocidade têm impacto na saúde pública. Só o parecer indicativo, mesmo ainda sem julgamento, já é uma vitória”, disse Aline Cavalcante, da Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo (Ciclocidade).


O recurso agora segue para análise da Primeira Turma do Superior Tribunal de Justiça.

 

Leia também:
Ciclocidade aciona Justiça contra aumento de velocidade em SP
No pós-covid, Europa quer reduzir velocidade do trânsito
Nota pública critica desativação de radares nas estradas
Projeto quer reduzir velocidade máxima nas ruas de Porto Alegre
Cidades do Brasil devem reduzir velocidades, recomenda OMS


  • Compartilhe:
  • Share on Google+

Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro!!!

Clique aqui e deixe seu comentário